domingo, 17 de fevereiro de 2008

Força Sinistra


Ficha Técnica:
Força Sinistra (Lifeforce, EUA, 1985)
Direção - Tobe Hooper
Elenco - Steve Railsback, Peter Firth, Frank Finlay, Mathila May, Patrick Stewart, Michael Gothard, Nicholas Ball, Aubrey Morris.

Em meados dos anos 80 era grande a expectativa pela passagem do cometa Halley prevista para 1986, como todos sabiam na época após grande divulgação, este cometa passa pela Terra apenas a cada setenta e seis anos e aquele era o momento para muitos investirem nesse assunto para lucrar. Foram criados diversos brinquedos, produtos e outras quinquilharias relacionadas ao cometa.

O cinema não poderia ficar de fora dessa e o filme sobre o assunto do momento foi bancado pela dupla de produtores israelenses Menahem Golam e Yoram Globus, que eram donos da produtora de filmes B Cannon. Nos anos 80 eles produziram diversos filmes de ação com orçamento baixo e seus grandes astros eram Chuck Norris, o veterano Charles Bronson e novato especialista em artes marcas Michael Dudikoff.

Eles produziam filmes baratos que acabavam lucrando no mercado de vídeo, na época ele crescia no mundo inteiro, mas "Força Sinistra" foi um caso a parte, eles tinham os direitos de filmagem do livro "Vampiros do Espaço" de Colin Wilson e planejavam utilizar o diretor Michael Winner (Desejo de Matar) que era habitual em suas produções, mas este com agenda lotada desistiu do projeto. Então visualizando a passagem do Halley no ano seguinte resolveram aumentar o orçamento do filme achando que teriam um grande sucesso nas mãos.

Primeiro contrataram o diretor Tobe Hooper que ficou conhecido com o original "O Massacre da Serra Elétrica" e depois famoso com "Poltergeist, o Fenômeno", chamaram ainda para os efeitos especiais John Dykstra, que havia feito "Guerra nas Estrelas", para reescrever o roteiro e incluir a passagem do Halley na história (o que não existe no livro de Colin Wilson) Dan O'Bannon que estava em alta por ter escrito o roteiro de "Alien, o Oitavo Passageiro" e a cereja no bolo do filme seria a música de Henry Mancini ("Pantera Cor-de-Rosa") para a trilha sonora.

Para o elenco eles gastaram menos, trouxeram o americano Steve Railsback, figura conhecida em filmes B, os ingleses Peter Firth, Patrick Stewart (O Dr. Xavier de X-Men, na época um desconhecido no cinema) e o veterano Frank Finlay. Total deste investimento, vinte e cinco milhões de dólares, uma fortuna para época, já o resultado nas bilheterias, fracasso. Este investimento ajudou a afundar a produtora Cannon, que continuou na ativa mais alguns anos sem conseguir se recuperar financeiramente até fechar no início dos anos 90.

O filme em fala de uma expedição espacial que entra na cauda no Cometa Halley e encontra três corpos em hibernação, dois homens e uma mulher (a belíssima Mathila May). Os astronautas levam os corpos para nave e em seguida perdem a transmissão com a Terra. Uma outra expedição é enviada para resgate, encontram a nave com os três corpos, mas os tripulantes todos mortos. O corpos são trazidos para Terra para análise do Dr. Fallada (Frank Finlay) mas a mulher em hibernação acorda e acaba sugando a força vital de um dos guardas e foge para Londres. Ao mesmo tempo o capitão da nave (Steve Railsback) que havia encontrado os corpos na cauda do Cometa, conseguir ser ejetado antes de morrer e volta a Terra para contar como os outros tripulantes morreram.

A partir daí começa uma busca para encontrar a mulher e ao mesmo tempo os outros dois homens que hibernavam acordam, sugam a vida de dois soldados e se apoderam do corpo destes, começando assim uma reação em cadeia, onde as pessoas que perdem a força vital" para os alienígenas, após duas hora precisam buscar outra vítima para sobreviver.

Temos assim um misto de ficcção científica com terror, um filme de grande orçamento com toda a cara de filme B, apesar dos efeitos especiais serem de primeira, as interpretações fracas e o clima, principalmente na parte final, deixam a produção com cara dos filmes de terror de George Romero (escrevo isso como um elogio), com certeza essa mistura de gêneros e os altos e baixos o transformaram em um Cult Movie.

A atriz Mathila May que tem um corpo perfeito, passa praticamente todo o filme nua em interpretando a alienígena.

O autor do livro Colin Wilson odiou o filme em virtude de terem modificado completamente sua história, introduzindo vários elementos, entre eles o Cometa Halley.

O diretor Tobe Hooper quando fez este filme, provavelmente por ter recebido muito dinheiro, assinou um contrato para mais dois filmes com a Golan & Globus. Ele dirigiu no ano seguinte "Invasores de Marte", um filme com algumas semelhanças com este e depois a sequência "O Massacre da Serra Elétrica II". Coincidência ou não, após estes filme, Hooper nunca mais trabalhou com grandes orçamentos, fez diversos outros filmes, em geral filmes de terror com pouca grana e também nunca mais recuperou o prestígio que teve após "Poltergeist".

2 comentários:

Anônimo disse...

Clássico da infância.

Hugo disse...

Anônimo - Apesar de alguns defeitos, é um bom divertimento.

Abraço