segunda-feira, 31 de março de 2008

The Corporation e Roger & Eu

Ficha Técnica:
The Corporation (The Corporation, EUA, 2003)
Direção: Mark Achbar e Jennifer Abbott
Documentário




Ficha Técnica:
Roger e Eu (Roger & Me, EUA, 1989)
Direção: Michael Moore
Documentário


São dois documentários que desnudam as grandes corporações e o governo americano, "The Corporation" no estilo denúncia e comparação com dados e situações, já "Roger & Eu" no estilo direto e com o humor ácido de Michael Moore.

Em "Roger & Eu" que foi a estréia de Michael Moore atrás da câmeras, ele nos mostra as consequências do fechamento da primeira fábrica da multinacional General Motors na sua cidade natal, Flint estado de Michigan, em meados dos anos oitenta. Já demonstrando seu estilo sarcástico na narração e direto nas entrevistas somos apresentados a história de uma cidade onde 80% da população trabalhava ou se sustentava em torno da General Motors e de uma hora para outra ficou abandonada. Nesse contexto ele durante dois anos tentou falar com o presidente da General Motors, Roger Smith, para descobrir o porquê do fechamento da fábrica e tentar fazer com que mudasse de idéia. Ele filmou todas estas tentativas e ao mesmo tempo demonstrando sua indignação com a decadência de sua cidade em consequência da atitude da empresa, ele nos apresenta números e mostra situações terríveis para os famílias, além das ridículas soluções propostas por políticos, sendo talvez a mais constrangedora dada pelo veterano cantor Pat Boone que após um show na ciade diz que os desempregados poderiam procurar outro tipo de serviço, por exemplo como representantes da Amway (para quem não sabe, um esquema de pirâmide usado para vendas de diversos tipos de produtos).

Vale a pena ver este trabalho de Moore antes da fama, mesmo para quem não gosta do seu estilo deve aceitar que ele mostra em seus documentários e programas, verdades que ninguém fala na tv sobre como somos manipulados pela mídia e explorados pelas corporações e governos.

Para quem gosta do assunto indico também o documentário "The Corporation" dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbott que fala sobre o mundo sujo das corporações e como as atitudes destas são idênticas ao de um psicopata, parece uma comparação maluca, mas as explicações são sensacionais e dos vários casos mostrados no documentário, talvez um dos mais absurdos seja o da IBM que mesmo durante a 2º Guerra Mundial forneceu aos alemãs uma máquina que seria um pré-computador, que acabou sendo usada pelos nazistas para marcar os prisioneiros de guerra nos campos de concentração. Isso mesmo, aqueles números que muitos sobreviventes tem em seus braços foram feitos com estas máquinas. Estas e várias outras histórias são contadas neste documentário um pouco longo, mas indispensável.

3 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Não conhecia esse do Moore, mas estou sempre procurando me atualizar à respeito de seus trabalhos.

Esse me chamou atenção...

Abraço!!!

Rodrigo Fernandes disse...

Já faz tempo que qeuro ver esse do Moore e não conhecia o outro que vc citou.. se b que é tão dificil encontrar docs decentes nas locadorasd a minha região.. bah...
abraços

Hugo disse...

Pedro, se vc gosta de Moore assista, é um documentário muito bom.

Rodrigo, documentários vc encontra com maior facilidade para venda em sites como o Submarino ou revenda de DVDs usados.

Abraço.