domingo, 2 de março de 2008

Damages - 1º Temporada


Ficha Técnica:
Damages (Damages, EUA, 2007)
Criadores: Glenn Kessler, Todd A. Kessler & Daniel Zelman
Elenco: Glenn Close, Ted Danson, Rose Byrne, Zeljko Ivanek, Tate Donovan, Noah Bean, Anastasia Griffith, Casey Siemaszko, Maya Davis, Philip Bosco.

A cada ano diversos novos seriados são lançados, alguns não chegam ao fim da primeira temporada e daqueles que conseguem, muitos ainda não terão o contrato renovado para mais temporadas. Um dos destaques deste ano é "Damages", um drama envolvendo a disputa jurídica entre a manipuladora advogada Patty Hewes (Glenn Close) e o milionário Arthur Frobisher (Ted Danson), dono de uma empresa que faliu e deixou funcionários com o prejuízo, sendo que ele vendeu suas ações antes da quebra da empresa. No meio deste imbróglio surge Ellen Parsons (Rose Byrne) que é contratada como assistente de Patty, porém descobrirá aos poucos e da pior forma possível no problema em que se meteu.

Um dos pontos fortes da série é o roteiro, sendo que o modo como a história se desenrola é diferente, ao mesmo tempo que assistimos a disputa jurídica desde o início, é mostrado também o que aconteceu seis meses depois, com isso ficamos esperando o passado encontrar o presente e saber o aconteceu durante este tempo. A série acaba sendo uma luz dentro dos seriados de advogados, que seguem sempre o mesmo esquema de investigação e debate em tribunal, método consagrado na franquia "Law & Order, porém aqui o que vemos nos primeiros episódios são personsgens manipuladores e incescrupulosos que tentam mudar o rumo da história sempre a seu favor, não se importando com os danos causados a terceiros, sem contar na várias reviravoltas que já ocorreram.

O elenco de primeira tem Glenn Close como a advogada calculista, um papel feito a sua medida, Ted Danson apesar de famoso por comédias como as séries "Cheers" e "Becker" está muito bem como o empresário milionário que está enfiado na lama até o pescoço e tenta disfarçar seus erros com um sorriso falso e uma fala mansa. A personagem de Rose Byrne que cai no meio desta disputa, por enquanto se mostra um garota ambiciosa, porém ingênuia que está sendo manipulada, mas que dá a impressão de que irá acontecer uma virada na sua foram de agir até o fim desta temporada. Ainda temos o advogado que trabalha para Ted Danson, vivído por Zeljko Ivanek, que fez o papel do governador corrupto da ótima série "Oz - A Vida é uma Prisão".

Com bons personagens, bom roteiro, várias reviravoltas e situações onde todos tem algo a esconder, "Damages" tem tudo para ser tornar um grande sucesso e conseguir muitos fãs, por sinal a série já teve contrato renovado para mais duas temporadas. Agora é só esperar o desfecho da primeira temporada e torcer para que o nível seja mantido nas próximas.

2 comentários:

Anônimo disse...

amoo cinema ! ;D

Thiago Paulo disse...

Adorei Damages...é muito boa!
Glen Close está fantastica..sem contar os outros atores da serie.
Já vi a temporada completa..e uma coisa te digo..melhora a cada episodio! Um final divino!
Só tenho uma duvida..a respeito de como darão continuidade a trama da primeira, que aparentou ser uma tarma fechada! Estou ancioso pela segunda temporada!

ps: obrigado por comentar no meu blog.

abraços..