domingo, 23 de março de 2008

O Hospedeiro

Ficha Técnica:
O Hospedeiro (Gwomuel, Coréia do Sul, 2006)
Direção: Bong Joon Ho
Elenco: Kang Ho Somg, Hie Bong Byeon, Hae Il Park, Du Na Bae, Ah Sung Ko.

Com o crescimento e o sucesso de filmes feitos no Oriente, principalmente no Japão, China e Hong Kong agora é a vez da Coréia do Sul apresentar seu cinema. Depois de "Old Boy" de Park Chan Wook agora é a vez deste "O Hospedeiro" chamar a atenção do público ocidental.

A história começa com dois cientistas, um americano e outro sul-coreando despejando litros de uma substância tóxica no esgoto de Seul. Depois de alguns anos o personagem de Hie Bong Byeon trabalha e mora em um trailer à beira do Rio Han junto com um filho meio bobo e sua neta. A tranquilidade acaba quando aparece um monstro no rio e resolve atacar as pessoas que estão utilizando o local para divertimento. Após o ataque somos apresentados aos outros filhos, um competidora de arco e flecha e um desempregado. O governo resolve agir e alega que o monstro carrega um vírus e que ele pode ser transmitido para as pessoas.

O que parece uma premissa comum em filmes B, tem um tratamento diferenciado dado pelo diretor Bon Joon Ho (que parece ter um futuro promissor), misturando drama, suspense e até momentos de comédia para nos mostrar como pode mudar o comportamento das pessoas em situações extremas, movidas pelo amor e pela vontade viver. Outro ponto importante do filme é a crítica aos governos, no caso aqueles que se submetem a vontade dos mais fortes (Coréia do Sul submissa aos EUA) e o modo como estes tentam manipular as massas, além é claro da atenção do publico para a poluição do meio ambiente.

Os efeitos especiais são bons, o monstro foi muito bem feito para empresa Weta Workshop do diretor Peter Jackson (Senhor do Anéis) e resumindo, um filme de monstro dos bons que merece ser visto pelos apreciadores do gênero.

5 comentários:

Anônimo disse...

otimo blog, parabens, as dicas sao otimas!

Anônimo disse...

Baixei esse filme e jah assiti foda d+

Anônimo disse...

Old Boy é foda! Se esse for tão legal quanto vale a apena ver com certeza!

nedelande disse...

Ola Hugo,
Agradeço a visita ao site e os teus comentários. Gostei muito do teu site, dei uma passeada geral mas depois vou ler os comentários antigos com mais vagar. Quanto ao cinema sul coreano e ao cinema oriental em geral eu concordo totalmente contigo - eles estão ficando cada vez melhores e mais criativos. Logo depois de Old Boy eu vi de uma tacada só, o Mr Vingança e Lady Vingança, do mesmo diretor. Se não viste ainda, vale a pena.

Anônimo disse...

Vi esse filme e achei normal, não sei se é por causa de eu estar acostumado ao estilo Hollywood. Acabei estranhando.