segunda-feira, 17 de março de 2008

O Tempo e a Maré


Ficha Técnica:
O Tempo e a Maré (Seunglau Ngaklau, Hong Kong, 2000)
Direção: Tsui Hark
Elenco: Nicolas Tse, Wu Bai, Candy Lo, Cathy Tsuy, Anthony Wong Chau Sang, Joventino Couto Remotigue Jr.

O diretor e produtor chinês Tsui Hark é um dos vários exemplos de diretores que se destacam em seu país de origem e são importados por Hollywood na tentativa de repetir seus sucessos na América. Neste caso específico ele vem de Hong Kong. país famoso na década de setenta pelos filmes de Kung Fu, moda que começou com Bruce Lee e gerou uma centena de imitadores. Já em meados da década de oitenta surgiria uma nova geração de diretores voltados para os filmes de ação, deixando de lado ou até utilizando, mas apenas como complemento o Kung Fu.

O mais famoso deles é John Woo, com uma carreira fantástica em Hong Kong, fez filmes como "Alvo Duplo I e II", "The Killer", "Bala na Cabeça" e o sensacional "Fervura Máxima", filmes com sequências de ação imprevísiveis e na maioria delas filmadas em câmera lenta, sua marca registrada. Ele foi o primeiro a ir para Hollywood e não fez feio, mesmo não tendo a liberdade que tinha em Hong Kong, conseguiu fazer bons filmes como "O Alvo" com Jean Claude Van Damme e "A Última Ameaça", entre outros e ainda está por lá.

Caminho aberto em Hollywood para os diretores chineses, os próximos a desembarcar não conseguiram repetir o mesmo êxito, tiveram a mesma oportunidade, dirigir filmes com Van Damme. Ringo Lam foi chamado para dirigir "Risco Máximo" e fracassou. Ele ainda voltaria para dirigir Van Damme novamente, desta vez em "Replicante" e nada aconteceu também.

Com Tsui Hark não foi diferente, com uma carreira muita boa em Hong Kong, com sucessos como a série "Era Uma Vez na China", seis filmes sobre o herói chinês Wong Fei Hung, ele estreou na América com o péssimo "A Colônia" que trazia além de Van Damme, o jogador de basquete Dennis Rodman e Mickey Rourke. Logo em seguido dirigiu outra vez Van Damme em "Golpe Fulminante", rodado em Hong Kong para tentar repetir seus êxitos locais, o filme é apenas razoável.

Após estes fracassos, Tsui Hark voltou para Hong Kong e filmou este ótimo "O Tempo e a Maré". Aqui Tyler é um bartender que precisando de dinheiro após engravidar uma policial e resolve arrumar um emprego de guarda-costas. Neste novo mundo ele encontrará Jack, um mercenário que quer mudar de vida. A partir daí, muita ação, perseguições, tiros e explosões são os destaques, apesar de uma produção pobre, as cenas de ação são bem boladas, destaque para o tiroteio em um daqueles condomínios típicos de Hong Kong onde um dos personagens se esconde dentro de uma geladeira para se proteger de uma explosão.

Para quem gosta do modo até estranho de como são feitos os filmes asiáticos, este é uma ótima pedida, diferente do esquema da maioria do filmes de ação americanos e dirigido por alguém que com certeza se sente muito melhor fazendo filmes em seu país, com liberdade de inventar cenas e até de errar, mas pensando sempre em trazer algo novo para o público.

Fato curioso é que um dos matadores que perseguem os mocinho é vivido por um Joventino Couto Remotigue Jr, nome bem brasileiro ou ainda português, mas um grande desconhecido no cinema.

4 comentários:

Ramon disse...

Bacana a resenha, me convenceu a assistir o filme. Vou priorizar o filme.
Ah, O John Woo também fez aquele filme com o Nicolas Cage e o Travolta. A Outra Face, se não me engano. É legalzinho!
Abraço!

Hugo disse...

Tinha esquecido de "A Outra Face", um filmaço tb.
Abraço

marina disse...

ja assisti o tempo e a mare umas mil vazes adoooorooooo

Hugo disse...

Marina - É um filme muito divertido, deu vontade de assistir novamente.