quinta-feira, 6 de março de 2008

Subway


Ficha Técnica:
Subway (França, 1985)
Direção: Luc Besson
Elenco: Isabelle Adjani, Christopher Lambert, Richard Bohringer, Michel Galabru, Jean Hugues Anglade, Jean Pierre Bacri, Jean Claude Lecas, Jean Reno, Eric Serra.

Este filme fez o mundo conhecer o diretor francês Luc Besson, cineasta de estilo próprio que mistura os modos europeu e americano de filmar, sendo muitas vezes criticado por isso, mas que tem uma carreira interessante como diretor e outra extensa como produtor, sua principal ocupação no momento.
A história de "Subway" começa com um perseguição de carros pelas ruas de Paris, onde Christopher Lambert vestido de smoking e os cabelos arrepiados e descoloridos, estilo anos oitenta, foge com documentos roubados de uma festa e está sendo perseguido por Isabelle Adjani e dois seguranças. Após um acidente ele corre para dentro de um estação de metrô, onde será perseguido pelos seguranças e por policiais.

Os destaques do filme, são a trilha sonora de Eric Serra (que faz o papel de um componente de um conjunto no filme) colaborador habitual de Besson e os cenários, com o metrô de Paris mostrado como um mundo a parte onde se misturam ladrões, músicos, vendedores, passageiros, seguranças do metrô e policiais, que transitam por seus túneis e estações, cada um em busca de algo, além do elenco com vários rostos conhecidos hoje, mas na época em início de carreira.

Isabelle Adjani que era a mais famosa na época faz a milionária que persegue o ladrão para recuperar seus documentos, mas ao mesmo tempo sente atração por ele. Já Christopher Lambert deu o segundo grande passo para a fama no papel do ladrão neste filme, ele vinha do sucesso de "Greystoke, a Lenda de Tarzan" e após "Subway" chegou ao auge com "Highlander - O Guerreiro Imortal". Em "Subway" ele faz o papel que repetiu em noventa por cento de sua carreira, o herói não muito integro e sempre cínico.

Para quem não sabe Christopher Lambert após este filmes era um dos astros mais famosos do mundo, mas com escolhas equivocadas e a tendência em trabalhar em filmes de ação com pouca qualidade, sua carreira declinou. Ele ainda fez bons filmes como "Face a Face Com o Inimigo" e "A Fortaleza" e o papel interessante de Lord Rayden em "Mortal Kombat", mas fora isso atuou em várias bombas, tendo como exemplo "Beowulf - O Guerreiro das Sombras", primeira versão sobre o personagem da mitologia escandinava, um daqueles filmes ruíns que merecem até uma crítica, mas que acabam com a carreira de qualquer ator. Como uma luz no fim do túnel, ele aparece em "Southland Tales" de Richard Kelly (diretor do ótimo "Donnie Darko"), filme que deve ser lançado direto em DVD por aqui.

Finalizando, como outros destaques do elenco estão os jovens na época Jean Hugues Anglade (que trabalharia com Isabelle Adjani em "A Rainha Margot") como um trombadinha que anda sempre de patins e Jean Reno como o baterista do conjunto que toca nas estações e nunca larga sua baqueta.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oiii!
Parece legal pelo q vc escreveu, vou alugar , boa dica ')

Anônimo disse...

Segundo blog consecutivo de cinema que eu to visitando!
Parabéns, muito bom o jeito que voce fala sobre os filmes, colocar a ficha técnica também ajuda muito a decidir se vale ou não a pena vê-lo.
Sucesso cara!

http://madnessanddelights.blogspot.com/

Unknown disse...

Pow eu gosto de filme de perseguiçao!!
vou ver se acho esse pra assistir!!
valeu

Johnny M. disse...

Putz, esse filme é muito louco. Faz muito tempo que não o vejo. Vou procurar o dvd pra tê-lo na videoteca.

Anônimo disse...

pow!!!
num faz muito meu estilo, mas, eu vejo todos filmes que chegam até, pq tbm adoro filmes^^
incluse meu blog é de cinema arte e cultura.

Mas parece bem interessante!

Parabéns pelo seu blog!

Abração, Xará! xD

Anônimo disse...

parece ser um filme bem manero, eu acho o Luc Besson um excelente diretor......

Unknown disse...

Obrigado pela visita no blog Notícias.
Visite-nos sempre.
A idéia do blog é muito boa. Já vi alguns por aí, mas não gostei muito da forma como eles divulgam. Sei lá, não parece conhecer e saber realmente do que falam.
As informações aqui são detalhadas e ajudam a decidir sobre o que vale a pena assistir. Além de não ficar preso a lançamentos.
Voltarei mais vezes.
Bjs.!

carol. disse...

Esse filme é dos bons tempos de Luc Besson...
Depois desse veio outros como Nikita e finalmente chegou em O profissional... Vc jah assistiu esse?! eu aconselho...

Ps: obrigada pela visita...

Red Dust disse...

Vi, já há uns anitos.

Não fiquei assim tão fascinado, apesar do bom par de protagonistas.

A minha classificação: 6/10.