domingo, 20 de abril de 2008

O Reino


Ficha Técnica:
O Reino (The Kingdom, EUA, 2007)
Direção: Peter Berg
Elenco: Jaime Foxx, Chris Cooper, Jennifer Garner, Jason Bateman, Ashraf Barhom, Ali Suliman, Jeremy Piven, Richard Jenkins, Tim McGraw, Kyle Chandler, Frances Fisher, Danny Huston, Peter Berg.

Este filme de ação conta um história fictícia, mas com um tema bem atual, o terrorismo internacional envolvendo principalmente Estados Unidos, Arábia Saudita e o petróleo.

Após um ataque terrorista em um complexo residencial americano na Arábia Saudita, o FBI envia um grupo de agentes liderados por Ronald Fleury (Jamie Foxx) para investigar o acontecido. Chegando lá eles terão de driblar as diferenças culturais e a política para tentar descobrir quem organizou os atentados.

Não chega a ser um grande filme, mas tem pontos positivos como mostrar que os muçulmanos não são todos terroristas e que eles também sofrem com os atentados e lutam contra estas facções radicais, além de deixar bem claro que a violência sempre trás o desejo de vingança da parte afetada, sendo as vítimas ocidentais ou muçulmanos.

Gostei muito também dos créditos de abertura, que mostram toda a relação americana com a Casa de Saud, ou melhor, a família real saudita e o petróleo desde o início do século passado e como isso afeta a economia e a ordem mundial. Acho um desperdício o que acontece hoje com muitos filmes que não colocam os créditos de abertura, deixando para mostrá-los ao final. Créditos bem feitos e originais como de este "O Reino", são um plus em qualquer filme.

O elenco de bons nomes não decepciona, mas nada mais do que isso, já o diretor e ator Peter Berg mostra que pode crescer na profissão, desenvolvendo aqui cenas de ação muita boas e o gosto pelo uso de muitos "closes", tentando captar os sentimentos dos personagens. No seu currículo como ator, ele foi personagem fixo na antiga série "Chicago Hope" e como diretor fez o elogiado "Very Bad Things" e o péssimo "Bem-Vindo à Selva" com The Rock. Atualmente ele produz a série sobre futebol americano "Friday Night Lights".

5 comentários:

Thiago Paulo disse...

oi..tudo OK?
Ainda não vi o filme..masi fico com vontade de ver!
Apesar de não ter gostado de Siriana..acho a briga pelo petróleo..um tema interessante!!!
Friday Night Lights é uma série que estou louco para ver...quem sabe agora que foi lançado em DVD..eu vejo!

ate....

Anita disse...

yegOlá:)eu tenho por norma evitar os filmes do jamie fox...mas gosto bastante da jennifer gardner...vou ver se dou uma vista de olhos:) beijo e uma semanita simpática:)

Rodrigo Fernandes disse...

Já passei por ele umas duas vezesna locadora, mas ainda não tive coragem de ve-lo... mas tu me deixou um pouco mais animado... vou ver se pego ele na proxima...
Curto os trabalhos o Jamie Fox, mas alguns são totalmente bombas... fica evidente que o cara fez apenas pra faturar...
abraços

Pedro Henrique Gomes disse...

Não vi nenhum grande Hugo. Só um pouquinho que eu vou ver e já volto....


Abraço!!!

Isabela disse...

Nesse filme destacaria sem duvidas, Jason Bateman e Ashraf Barhom. Adorei demais ambos no filme, mais do que os grandes nomes como o Jamie Foxx!