segunda-feira, 7 de abril de 2008

Treze Dias Que Abalaram o Mundo

Ficha Técnica:
Treze Dias Que Abalaram o Mundo (Thirteen Days, EUA, 2000)
Direção: Roger Donaldson
Elenco: Kevin Costner, Bruce Greenwood, Steven Culp, Dylan Baker, Bill Smitrovich, Kevin Conway, Ed Lauter, James Karen, Lucinda Jenney, Tim Kelleher, Elya Baskin.

O diretor australiano Roger Donaldson ficou conhecido com a refilmagem de "The Bounty" (Rebelião em Alto Mar) em 1984 com um ótimo elenco que tinha Mel Gibson, Anthony Hopkins, Laurence Olivier, Edward Fox, Daniel Day Lewis e Liam Neeson. O filme original foi feito em 1935 com Charles Laughton e Clarke Gable com direção de Frank Lloyd e uma segunda versão em 1962 com Marlon Brando e Trevor Howard nos papéis principais e dirigido por Lewis Milestone.

Após isso Donaldson dirigiu o ótimo suspense de espionagem "Sem Saída" com Kevin Costner e Gene Hackman, seu maior sucesso comercial. Neste "Treze Dias...." ele novamente se encontra com Costner para contar a história da crise dos mísseis soviéticos instalados em Cuba em 1962. Esta atitude dos soviéticos deixou os EUA em alerta e o presidente Kennedy em uma sinuca de bico, rodeado pelo alto escalão de seu governo que estava dividido, sendo que os militares apoiados por alguns membros civis o pressionavam para atacar com aviões e destruir os mísseis instalados e em seguida invadir Cuba. Do outro lado, outros membros do governo eram a favor de uma negociação que forçasse os soviéticos a retirarem os mísseis.

Esta crise de proporções gigantescas, baseada em história real é contada com detalhes e apesar da longa duração o filme prende a atenção do início ao fim, agradando principalmente os fãs de eventos históricos e políticos.

Destaque para a atuação de Bruce Greenwood como o presidente Kennedy e seus principais assessores, Steven Culp como seu irmão Robert e Kevin Costner como o conselheiro político Kenny O'Donnell, personagens que procuram manter a paz a todo custo, mesmo sendo pressionados por todos os lados. Inclusive entre as várias teorias conspiratórias sobre o assassinato de Kennedy, algumas falam em participação de figuras do alto escalão militar e do governo, o que não pode ser descartado em virtude de nesse episódio ele ter mantido a paz, mas contrariado a vontade de muitos que queriam a guerra.

5 comentários:

Red Dust disse...

É uma reconstituição que nos consegue dar uma visão do que foram aqueles dias da chamada crise dos mísseis. Não sendo perfeita, é interessante de se seguir.

A minha classificação: 7/10.

Pedro Henrique Gomes disse...

Tenho esse filme em casa, mas não gostei muito não...
Tenho que rever, pois faz tempo que o vi.

Abraço!!!

Rodrigo Fernandes disse...

já passei por esse filme na locadora umas centenas de vezes e nunca o loquei...e não me convenci aidna disso, hehe, acho que mais pelo fato de com certeza, ter muitas discussões, muits dialogos extensos... não sou mutio fã de filmes políticos tão extensos, como deve ser esse... tomara que crie coragem um dia e o alugue, hehehe...
abraços

Hugo disse...

Realmente é um filme com muitas diálogos e discussões políticas, como cinema é mediano, mas como disse na crítica, para quem gosta de história o desenrolar do filme é muito interessante.

Anônimo disse...

um filme que eu AMO! e que sempre vejo criticas conta, ainda nao descobri o por quê!