sexta-feira, 11 de julho de 2008

Os Infiltrados

Os Infiltrados (The Departed, EUA, 2006)
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone, Vera Farmiga, Anthony Anderson, Alec Baldwin, Kevin Corrigan, Mark Rolston, David O'Hara.

O diretor Martin Scorses nos brindou com mais um obra-prima neste "Os Infiltrados). Refilmagem do ótimo filme policial chinês"Conflitos Internos" (que infelizmente eu ainda não assisti), conta com maestria um jogo de gato e rato entre policiais e bandidos infiltrados em suas organizações, cada um tentando descobrir quem é o espião primeiro.

No filme o jovem policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é convocado por seus superiores (Martin Sheen e Alec Baldwin) para se infiltrar na quadrilha do chefão mafioso Frank Costello (Jack Nicholson), quando ao mesmo tempo Frank financia outro jovem, Colin Sullivan (Matt Damon) para cursar a acadêmia de polícia e ser seus olhos na corporação. Em certo momento as duas partes sabem que existe um espião e começam as desconfianças, manipulações e traições, fatos comuns em filmes policiais sobre a máfia, mas aqui contadas com o talento de Scorsese.

Além do ótimo roteiro, outro destaque é o maravilhoso elenco cheio de nomes de peso, que dão conta do recado, que além da boa dupla principal, temos um assustador e violento Jack Nicholson, o sempre bom Ray Winstone e um papel de coadjuvante porém importantíssimo na trama para Mark Wahlberg.

Depois de tantos grandes filmes como "Touro Indomável", "Os Bons Companheiros", "Cassino", "Taxi Driver" e este "Os Infiltrados" entre outros, com certeza é só esperar pelo próximo clássico de Scorsese.

11 comentários:

Isabela disse...

Gostei desse filme, mas achei supervalorizado.

Red Dust disse...

Estou um pouco como a Isabela. É um filme de qualidade, mas faltou-lhe um palmo para atingir o patamar dos grandes filmes de Scorsese.

8/10.

Anônimo disse...

Achei este um filmaço! Uma direção tão boa, mas tão boa, que assusta. Bem escrito (melhora todas as qualidades do original) e muito bem atuado. Enfim, é como um filme policial tem que ser!

Ciao!

Rodrigo Fernandes disse...

Eu curti muito esse filme...
não dá muto para ficar comparando comos trabalhos anteriores do Scorsese, porém tem toda a genialidade dele alí na direção.. um roteiro muto bom, além dos atores, cada um perfeito no papel... até o DiCaprio deixando de lado o Jack de Titanic e mandando ver como policial...rs
curti, um ótimo filme!

Pedro Henrique Gomes disse...

Concordo e digo mais, Os Infiltrados foi o melhor filme de 2006. Mereceu o Oscar de melhor filme que levou.

(Didixy) Conquistadores disse...

Espera mais desse filme. O final é horrivel, pelo menos eu achei. Mas é um filme muito bom.

Unknown disse...

Concordo com o red dust. Tem muita qualidade mas falta-lhe algo para chegar mais longe. Não é o melhor de Scorcese, mas também não é o pior. Está no intermédio.

Dou-lhe 8/10.

Abraço

Pierre W. disse...

Não entendo por que muita gente torceu o nariz por este filme do Scorsese. Para mim, ele é mesmo uma obra-prima. Pode não ser tão bom quanto 'Os Bons Companheiros' ou 'A Época da Inocência', mas decerto é um dos 5 melhores trabalhos do Scorsese, que mais uma vez entrou nos domínios que conhece tão bem: o mundo dos gângsters. Policial classe A.

Hugo disse...

Isabela, Red e Fifeco - Não sou tão exigente, considero um filmaço a sua maneira.

Wally - Tem tudo o que filme policial precisa para se tornar clássico.

Rodrigo - DiCaprio já vem mostrando que é um bom ator há alguns filmes.

Pedro - Concordo plenamente.

Didixy - Acho que o personagem de Matt Damon tem o final merecido.

Pierre - Tb acho, tem tudo o que filme policial precisa para ser grande.

Abraço a todos.

Cecilia Barroso disse...

Eu adorei o filme! Achei todo bom. E a direção dos atores é um capítulo a parte.

Quem diria que o mesmo Mark Wahlberg iria virar um dia o péssimo e inexpressivo professor de O Fim dos Tempos, não é?

Beijocas

Anônimo disse...

Esse foi um filme que me fez literalmente vibrar na frente da TV quando saiu o resultado do Oscar... Passava da hora do Scorscese ganhar o dele, e o Jack Nicholson é fantástico ou não é? Rs...

PS: Como as pessoas podem não gostar do final do filme? Que conservadorismo...