terça-feira, 5 de agosto de 2008

O Gângster

O Gângster (American Gangster, EUA, 2007)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Roger Guenveur Smith, John Hawkes, RZA, Yul Vazquez, Malcolm Goodwin, Ruby Dee, Ruben Santiago Hudson, Carla Gugino, Cuba Gooding Jr, Armand Assante, John Ortiz, Joe Morton, Idris Elba, Richie Coster, Kevin Corrigan, Jon Polito, Tom O’Rourke, KaDee Strickland, Norman Reedus, Robert Funaro, Clarence Williams III.

Este filme é um daqueles em que a história se passa no final dos anos sessenta até meados de setenta e usa muito da linguagem dos filmes feitos naquela época.

Aqui o diretor Ridley Scott conta a história real do gângster Frank Lucas (Denzel Washington) que de motorista de um chefão do crime em Manhattan chamado Bumpy Johnson (Clarence Williams III) a quem ele considerava como pai, acaba tomando posse do trono após a morte deste e transforma a venda de drogas na cidade em um esquema profissional e lucrativo. Ele através de conexões com um primo oficial do exército, que servindo na Guerra do Vietnã, consegue transportar drogas direto do fabricante no sul da Ásia para os EUA dentro de caixões dos soldados mortos em combate.

Correndo em paralelo temos a história do policial Richie Roberts (Russelll Crowe) que por ser muito honesto, acaba sendo boicotado por outros policiais, até que recebe uma chance para montar e liderar um força tarefa no combate as drogas, sendo este fato que dará início a um emaranhado de informações e detalhes sobre o crime em Manhattan. No meio disso tudo teremos politicagem na polícia, ligações com mafiosos e assassinatos.

Além do ótimo elenco que tem ainda gente como Chiwetel Ejiofor, Ruby Dee e Ted Levine, um dos pontos altos é o personagem Frank Lucas, que toma atitudes como se fosse um empresário procurando manter os clientes fiéis, defendendo a pureza de seu produto e como ele emprega praticamente toda a sua família no tráfico.

Apesar de longo, você não sente o tempo passar e o filme se torna uma ótima pedida para quem gosta de filmes policiais que misturam uma boa trama com cenas de violência, sem serem gratuitas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu também gostei muito. Muitos malharam ele, mas achei a direção ótima, os atores perfeitos e o visual altamente gratificante. O roteiro que deixa a desejar.

Ciao!

Pedro Henrique Gomes disse...

É o legítimo "cinemão hollywoodiano" mas que não é excelente. O Gângster é muito bom tecnicamente e com atuação estupenda do Denzel Washington, mas não achei um ótimo filme. Também gostei do filme.

Romulo Perrone disse...

achei o filme muito bom.

nada fora de serie, apenas um bom filme de se assistir....

Anônimo disse...

"O Gângster" é um filme muito bom, mas o que me incomodou profundamente nele foi o fato de que o roteiro glamuriza demais a figura de Frank Lucas. Além disso, não consegui compreender a transformação da relação entre ele e Richie Roberts...

Rogerio disse...

Eu adoro esse filme. Vi no cinema e revi em DVd. Minhas impressoes soh se confirmaram.
pra mim é um dos grandes esquecidos do Oscar desse ano.

Thiago Paulo disse...

Não sei se você viu lá no meu blog que não cuti muito esse filme??
Olha, não sei o motivo, porque realmente o elenco é ótimo... acho que foi a duração!!!

Qualquer dia desses dou uma segunda chance ao Frank e ao Richie!!

Abraço..

Unknown disse...

Este é uma excelente fita dirigida por um realizador bastante bom e protagonizada por actores de topo. Não é perfeita mas merece uma visualização atenta e cuidada, já que retrata os anos em questão com uma grande precisão.

Abraço

Hugo disse...

Wally - Tb achei isso, poderia ser até um pouco mais curto.

Pedro - É cinemão hollywoodiano, mas com qualidade.

Cine Carranca - Não será um clássico, mas é uma boa relização.

Kamila - Taí o problema, o roteiro, geralmente eles acabam amenizando este tipo de personagem real para ficar mais agradável ao público. Os filmes que não fazem isso, acaba se sobressaindo, ficam bem mais realistas.

Rogério - Tb gostei do filme, mas não sei se mereceria ganhar o Oscar.

Thiago - A maioria das pessoas não gostam de filmes longos, eu acho o contrário, quando bem feitos ficam ótimos, pois conseguem desenvolver melhor histórias principalmente aquelas com muitos personagens.

Fifeco - Vc tem razão, boa qualidade, mas não chega a ser nota dez.

Abraço a todos.

Rogerio disse...

ganhar não, mas ter mais indicaçoes, como Roteiro, montagem e direçao, quem sabe.

Abs!!