terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Fera da Guerra

Filme Assistido nº 192
A Fera da Guerra (The Beast of War, EUA, 1988) – Nota 8
Direção – Kevin Reynolds
Elenco – George Dzundza, Jason Patric, Steven Bauer, Stephen Baldwin, Don Harvey, Eric Averi, Kabir Bedi.

Este ótimo drama de guerra mostra como foi inútil a invasão soviética ao Afeganistão, ofensiva esta que durou quase toda a década de oitenta para tentar manter o comunismo no país, porém a dificuldade em lutar contra os nativos afegãos no deserto e nas montanhas os levou a derrota, junto é claro com a ajuda americana aos guerreiros Mujahedeens, os mesmos que formariam o Talebã e anos mais tarde seriam considerados terroristas pelo governo americano.

O filme mostra um tanque soviético que se perde no deserto e mesmo assim seu violento líder Daskal (George Dzundza) quer destruir o que vê pela frente, fato que leva o soldado Koverchenko (Jason Patric) a questiona-lo, porém Daskal não aceita e acaba deixando o soldado rebelde e os outros de seu grupo (Stephen Baldwin e Don Harvey) abandonados para morrer no deserto. A partir daí o filme se torna uma jogo de gato e rato entre o homem do tanque, os três soldados abandonados e o líder dos nativos Taj (Steven Bauer), cada um lutando para sua sobrevivência.

Este filme dirigido por Kevin Reynolds (“Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões”) é um pequena pérola sobre a estupidez da guerra.

5 comentários:

Red Dust disse...

É um filme muito engenhoso. Aqui não há bons nem maus. Há o procurar da própria sobrevivência vs o porquê da guerra.

8/10.

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Não conhecia este filme. Mas vejo que preciso assistí-lo, já que sou louco por dramas bélicos!

Abraços.

Sergio Deda disse...

Nunca tinha ouvido falar, mas tem uma trama super interessante.

Hugo... vai participar do Prêmio do Júri Blog dos Cinéfilos Awards?... se estiver interessado já pode mandar o e-mail para mim já.

Abraços!

Hugo disse...

Red - O filme é uma ótima surpresa.

Kau - Esta é uma ótima opção para vc então.

Sérgio - O filme é muito interessante.

Abraços

Anônimo disse...

eu vi o filme a tempos atrás, e nunca esqueci este filme, muito rico, ralmenteé uma pérola. O que me chamou a atenção a parte ds mulheres afegãs, a força que leas tiveram para lutar contra a fera da guerra: que é o tangue russo. muito bom filme.