domingo, 4 de janeiro de 2009

The Shield - O Final

The Shield (EUA, 2002 a 2008)
Criação - Shawn Ryan
Elenco - Michael Chiklis, Walton Goggins, CCH Pounder, Jay Karnes, Catherine Dent, Benito Martinez, David Rees Snell, Kenneth Johnson, Richard Jace, Cathy Calin Ryan, Paula Garces, David Marciano, Autum Chiklis, Forest Whitaker, Glenn Close.

É uma pena esta sensacional série não ter um grande número de fãs no Brasil, provavelmente pelo seu conteúdo amoral e extremamente violento, mostrando como personagens principais um grupo de policiais corruptos e conseguindo em consequência um realismo impar, que a diferencia de todas as outras séries policiais.

Acabei de assistir a sétima e última temporada que irá ao ar aqui no Brasil apenas em Fevereiro/2009 e esta foi nada menos que eletrizante, com um final digno e realista, bem diferente do comum final feliz.

Para quem não sabe, a história se apóia no Strike Team, grupo de policiais liderado pelo violento Vic Mackey (Michael Chiklis no papel de sua vida) que tem a missão de combater o tráfico de drogas num fictício bairro pobre de Los Angeles chamado Farmington, junto com seus parceiros Shane (Walton Goggins), Lem (Kenneth Johnson) e Ronnie (David Rees Snell). O grupo está sempre em conflito com o ambicioso Capitão David Aceveda (Benito Martinez) que faz de tudo para provar os crimes destes. Na delegacia temos a dupla de detetives formada pelo certinho e convencido Dutch Wagenbach (Jay Karnes) e a honesta Claudette Wyms (CCH Pounder) e a dupla de policiais de rua Danny (Catherine Dent) e o homossexual enrustido Julian (Richard Jace).

Com interpretações de primeira e personagens muito bem delineados, por sinal cada um deles com seus demônios particulares, somos apresentados a um crime hediondo cometido por Vic Mackey logo nos primeiros episódios, o que causa repulsa, porém a sequência de acontecimentos e as inúmeros reviravoltas misturadas com os crimes a serem resolvidos, além das ambições e dos problemas familiares de cada personagem, nos fazem deixar de lado este crime e começar a torcer pelo Strike Team, mesmo vendo toda a sujeira.

A delegacia se torna um caldeirão onde ao passar dos episódios e das temporadas, amizades são formadas por necessidade, são feitas alianças com inimigos, além de traições, politicagem, brigas e asssassinatos são todos os ingredientes da série.

Fica difícil falar mais sobre a história, pois ela é continua e se transforma num espiral crescente de tensão, culminando na trágica última temporada, onde quem acompanhou toda a série com certeza torceu por algo diferente, em virtude de na maioria dos episódios a justiça ter sido feita no quesito dos bandidos pagarem seus crimes, porém os policiais acreditavam que os fins justificavam os meios e isso deixou muitos corpos pelo caminho, inocentes ou não. Sendo assim seria praticamente impossível que os nossos "heróis" saíssem ilesos.

Para quem conhece e assistiu, fica a tristeza de ver o fim da série e se despedir de personagens que aprendemos a gostar durante sete anos, porém foi compensada com a qualidade da história que nunca caiu e para quem não conhece e gosta do gênero policial, aconselho que procure e assista, tenho certeza que será difícil deixar de acompanhar até o final.

7 comentários:

Kau Oliveira disse...

Tenho um amiga alucinada por esta série e vive tentando fazer com que eu assista. Não gosto de seriados policiais, mas vou procurá-lo.

Abraços!

Anita disse...

Nunca a segui mas já li críticas tão boas que estou mesmo tentada a começar a vê-la!!!

Unknown disse...

Só vi alguns episódios e não me atraiu muito. Talvez por isso não me deixe muita pena. Ainda assim, pode ser que qualquer dia a veja.

Abraço

carol. disse...

Oi Hugo!
Então, dei uma nova chance pro meu blog, vamos ver onde vamos parar...
Seu blog continua muito bom como sempre, parabéns!
Até logo!
Abraços

Anônimo disse...

Já ouvi falar, mas nunca assiti. Outro dia comecei a ver THE WIRE, que achei muito boa, mas por falta de tempo tive que parar ...

Sergio Deda disse...

Já ouvi muito bem sobre está série, mas nunca tive muita vontade de asisti-la, mas qualquer dia desses pode ser que sim.

abraço!

Hugo disse...

Kau - A série é viciante, sensacional para quem gosta de temas policiais.

Anita - Assista que voce vai gostar.

Fifeco - O ideal é começar a assistir desde o início.


Cah - Obrigado, passe sempre por aqui.


Hugo Leon - The Wire tb é ótima, porém mais investigativa, já The Shield é adrenalina pura.

Sérgio - Assista, a série é ótima.