domingo, 1 de março de 2009

Aguirre - A Cólera dos Deuses

Aguirre – A Cólera dos Deuses (Aguirre, der Zorn Gottes, Alemanha, 1972) – Nota 7,5
Direção – Werner Herzog
Elenco – Klaus Kinski, Helena Rojo, Del Negro, Rui Guerra, Peter Berling, Cecilia Rivera.

No século XVI após a destruição dos Incas no Peru, o desbravador Francisco Pizarro desce pelos Andes até a Amazônia com o objetivo de encontrar o Eldorado, a cidade perdida de ouro. Porém com um grupo muito grande de soldados e de escravos incas, ele resolve dividir o as forças, ficando parado no local a beira do Rio Amazonas enquanto o outro grupo liderado por Don Pedro de Ursua (o cineasta Ruy Guerra) deve descer o rio em jangadas a procura da cidade perdida. Porém durante a descida Dom Lope de Aguirre (Klaus Kinski) lidera um motim e faz os soldados abandonarem Pizarro e seguir a revelia em busca do Eldorado, só que ele não contava com a natureza selvagem e com os índios que aos poucos vão matando um a um dos desbravadores.

Baseado no diário do religioso Gaspar de Carvajal (Del Negro), o filme conta esta saga de homens ambiciosos em busca de uma lenda, que não pouparam esforços e vidas humanas para isso.

Filmado em locação na própria Amazônia, o filme tem belas imagens e a história mostra que Aguirre era ambicioso e sanguinário e aqui em uma interpretação perfeita do polêmico Klaus Kinski, este passa toda a maldade e frieza do personagem.

Esta foi a primeira parceira dos cinco filmes que Herzog e Kinski fizeram juntos.

4 comentários:

Red Dust disse...

Nunca vi, mas é um filme com uma certa aura. Tem um tema que me interessa, além de ter um Klaus Kinski sempre intrigante.

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Sou fissurado por vários filmes de Herzog. Pra mim, Aguirre está entre os seus melhores. Mas acho que nada se compara ao impressionante O Enigma de Kaspar Hauser! Já viu?!

Abs!

Álvaro Martins disse...

Grande filme.

cicero disse...

Nunca assisti,mas já tive vontade de ver.Parece ser bom,o problema é que é difícil de achar...