segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Homem do Sapato Vermelho

O Homem do Sapato Vermelho (The Man With One Red Shoe, EUA, 1985) – Nota 6
Direção – Stan Dragoti
Elenco – Tom Hanks, Lori Singer, Dabney Coleman, Charles Durning, James Belushi, Carrie Fisher, Edward Herrmann, Gerrit Graham, David Ogden Stiers, Tom Noonan, Art LaFleur.

Nos anos oitenta Tom Hanks ficou famoso estrelando várias comédias, inclusive concorrendo ao Oscar de Melhor Ator por “Quero Ser Grande” e este “O Homem do Sapato Vermelho” é uma destas obras.

Aqui Hanks é um violinista da Filarmônica de Washington que no aeroporto é confundido com um agente secreto, pois um amigo (um jovem James Belushi) fez uma brincadeira e ele teve de usar dois sapatos diferentes, sendo um pé vermelho, o que seria uma código para que o FBI descobrisse quem era o agente disfarçado. Esse é o início de várias confusões e desencontros, com agentes do bem e do mal tentando se aproximar do violinista.

O filme vale pelo bom elenco de apoio, que tem a bela e hoje sumida Lori Singer como par romântico de Hanks, a eterna Princesa Leia de “Guerras nas Estrelas” Carrie Fisher e James Belushi.

O diretor Stan Dragoti fez poucos filmes na carreira, mas somente comédias razoáveis, como “Amor a Primeira Mordida”, uma sátira aos filmes de Drácula e “Dona de Casa por Acaso” com Michael Keaton.

O longa é um refilmagem de um sucesso do cinema francês, por sinal um moda na época, pois Três Solteiros e um Bebê” e “Os Três Fugitivos” também foram refilmagens de comédias francesas.

4 comentários:

Red Dust disse...

É um Tom Hanks bem novinho, mas já com um filme com boas fases de divertimento. Não é totalmente consistente, mas vale para descobrir a fase inicial da carreira do actor.

Abraço.

Hugo disse...

Red - Mesmo nestas comédias menores Hanks já demonstrava que poderia virar um astro e até que são filmes medianos.

Abraço

Amanda disse...

Nossa, viajei no tempo agora, lembro do filme... Detalhe nerd, a novela Bebê a Bordo, da Globo, "imitou" o sapato vermelho, não lembro detalhes, mas um personagem que só aparecia seguindo outro e tudo que aparecia era o sapato vermelho igual ao do filme... hehehe

Hugo disse...

Amanda - Não sou de assistir novelas, mas sei que muitas vezes os roteiristas copiam detalhes de filmes para inserir nestas tramas.