quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os Heróis Não Tem Idade e O Vôo do Navegador


Os Heróis Não Tem Idade (Cloak and Dagger, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Richard Franklin
Elenco – Henry Thomas, Dabney Coleman, Michael Murphy, John McIntire, Jeanette Nolan, Tim Rossovich, William Forsythe.

O Vôo do Navegador (Flight of the Navigator, EUA, 1986) – Nota 6,5
Direção – Randal Kleiser
Elenco – Joey Cramer, Paul Reubens, Veronica Cartwright, Cliff DeYoung, Sarah Jessica Parker, Matt Adler, Howard Hesseman.

Estes dois longas de ficção e aventura com a cara dos anos oitenta foram estrelados por garotos, sendo que o astro do primeiro filme, Henry Thomas, cresceu e continua firme na carreira, enquanto o garoto segundo filme, Joey Cramer ficou pelo caminho.

Este é mais um clássico da sessão da tarde. O garotinho Davey (Henry Thomas vindo do sucesso de “ET – O Extraterrestre”) perdeu a mãe e vive assustado com a situação e pelo distanciamento do pai (Dabney Coleman). Com isso ele acaba criando um amigo imaginário, o super-herói Jack Flack (também vivido por Dabney Coleman) que o ajuda em tudo, porém num certo dia ele presencia um homem sendo assassinado e este entrega ao garoto um cartucho de video-game com informações secretas. É o início da aventura do garoto em fugir dos bandidos com a ajuda do herói imaginário.

Divertida aventura infanto-juvenil que fez sucesso em vídeo na época e tem como resultado um bom divertimento.

Este filme também é um clássico, porém do “Cinema em Casa” do SBT e tem como personagem principal o garoto David (Joey Cramer que não fez carreira), que acaba sequestrado por um nave alienígena, retornando para Terra após algumas horas no espaço, porém aqui se passaram seis anos e aí começa o problema. Ele reencontra os pais (Veronica Cartwright e Cliff DeYoung) incrédulos e o irmão mais novo (Matt Adler) hoje mais velho que ele. Para resolver a situação ele precisa da ajuda do alienígena Trimaxi (voz de Paul Reubens, o “Pee-Wee Herman”).

O diretor Randal Kleiser que havia feito sucessos como “Nos Tempos da Brilhatina” e “A Lagoa Azul”, acerta a mão novamente nesta ficção feita com efeitos especiais simples e que também fez sucesso no mercado de vídeo na época. A Disney pretente refilmar a história em breve.

5 comentários:

Paulo Montanaro disse...

Olá Hugo. Tudo bom?

realmente, dois clássicos dos anos 80. Inclusive, com a arte do cartaz bastante condizente com o período. O vôo do navegador, inclusive, será refilmado, né...

Enfim, ótimas indicações. Deve-se refazer uma releitura de tudo daquele momento.

Há braços

Unknown disse...

Dois filmes legais que servem para distrair. Bem lembrado.

Hugo disse...

Paulo Roberto - Os cartazes seguem a linha da época e "O Vôo do Navegador" será refilmado, como vários outros filmes e séries da época tão foram ou estão na fila.

Dan - Foram produzidos dezenas destes filmes simples e legais nos anos oitenta.

Abraço

Ciro Hamen disse...

Nossa. Eu adorava O Voô do Navegador no Cinema em Casa, do Sbt! Hahaha. Acho demais esse filme. Bem anos oitenta mesmo.

Abraços!

Anônimo disse...

Estou procurando o filme Voo do Navegador com a dublagem que passava no SBT (a dublagem do DVD é outra). Pago bem.