sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Silêncio do Lago (1988 e 1993)









O Silêncio do Lago (Spoorloos, Holanda / França, 1988) – Nota 9
Direção – George Sluizer
Elenco – Bernard Pierre Donadieu, Gene Bervoets, Johanna Ter Steege, Gwen Eckhaus.

O Silêncio do Lago (The Vanishing, EUA, 1993) – Nota 7
Direção – George Sluizer
Elenco – Jeff Bridges, Kiefer Sutherland, Nancy Travis, Sandra Bullock, Park Overall, Lisa Eichhorn, Maggie Linderman.

Hollywood sempre gostou de copiar sucessos de outros países e na maioria das vezes com perda de qualidade. Estes filmes que estou postando são um exemplo claro disso, que apesar de não ser um desastre, a refilmagem americana é inferior, mesmo tendo sido dirigida pelo diretor do original. Por sinal, o original eu recomendo a todos que gostam de um bom suspense e tenham nervos fortes para o aterrador final.

O longa original começa num final de semana quando um casal alemão (Gene Bervoets e Johanna Ter Steege) em viagem pela Europa, param num posto de gasolina e enquanto o namorado entra na loja de conveniências para fazer compras, a namorada some sem deixar pistas. O desespero do rapaz faz com continue procurando a jovem por três anos, até que as pistas o levam a um homem (Bernard Pierre Donadieu) que pode ser o raptor, dando início a um intrincado jogo que levará a um final surpreendente e assustador.

O personagem de Donadieu é um dos vilões mais sinistros que já apareceram no cinema, ao mesmo tempo que leva uma vida comum com sua família e um emprego estável, podendo se nosso vizinho, esconde um terrível lado psicopata.

A refilmagem foi dirigida pelo próprio francês Sluizer, sendo interessante porém perdendo a força para quem assistiu ao original, principalmente pela mudança no final da história. O restante da trama é idêntica ao original, com um casal (Kiefer Sutherland e Sandra Bullock) parando num posto de gasolina e enquanto ele faz compras a namorada some. Obcecado, ele continua procurando a namorada por três anos, até que encontra um sinistro sujeito (Jeff Bridges) que pode ser o sequestrador da garota.

Com certeza Sluizer foi obrigado a mudar o final para agradar o público americano, o que resultou em um bom suspense mas longe do clima assustador do original.

2 comentários:

Pedro Tavares disse...

Olá!

Vou pedir um favor seu. O Cinema O Rama está de layout novo e servidor novo, sendo assim, para você ver que o site foi atualizado preciso q vc coloque o novo link de RSS (feed) do site: http://www.cinemaorama.com/index.php/feed/

abraço!

Hugo disse...

Pedro - Já acertei seu link por aqui.

Abraço