terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Homem do Ano

O Homem do Ano (Brasil, 2003) – Nota 7,5
Direção – José Henrique da Fonseca
Elenco – Murilo Benício, Cláudia Abreu, Natália Lage, Jorge Dória, Lázaro Ramos, André Gonçalves, Perfeito Fortuna, Paulinho Moska, Wagner Moura, André Barros, Carlo Mossy, Mariana Ximenes, José Wilker, Agildo Ribeiro, Paulo César Peréio, Nill Marcondes, Vick Militello.

Na Baixada Fluminense o desempregado Maiquel (Murilo Benício) pinta o cabelo de loiro para pagar uma aposta e depois de ser alvo de gozação em um bar, acaba assassinando o ladrão Suel (Wagner Moura). Como Suel era odiado por todos, principalmente pelos comerciantes, Maiquel se transforma numa espécie de herói na região e começa a receber presentes dos moradores, ganhando inclusive um emprego. Porém sua fama acaba atraindo pessoas que querem usá-lo como uma espécie de vigilante, principalmente o dentista racista e preconceituoso Carvalho (o veterano Jorge Dória).

O que começou como uma discussão boba de bar foi o início de uma espiral de violência em que o protagonista vai se afundando cada vez mais, arrastando família e amigos.

Além de ser um bom filme policial, com destaque para o elenco que tem ainda nomes como Lázaro Ramos, Cláudia Abreu e José Wilker, o filme mostra a realidade de uma região violenta esquecida pelos governantes e onde a corrupção policial acaba se tornando comum.

4 comentários:

Mateus Souza disse...

Não vi esse filme. Em relação ao cinema nacional, sou bem fraco. Não costumo assistir. Mas não é por preconceito - a não ser com os filmes de favela, com esses eu tenho.

Cinema para Desocupados

Anônimo disse...

A fotografia desse filme é uma das mais belas do cinema brasileiro e Murilo Benício está excelente!!

http://cinemaemdvd.blogspot.com/

Amanda Aouad disse...

Não é dos melhores brasileiros, mas é interessante, principalmente a atuação de Benício. Apesar de não ser fã do ator, ele encarnou muito bem o papel.
abraços

Hugo disse...

Mateus - O cinema brasileiro melhorou muito nos últimos dez anos, existem vários bons que merecem ser vistos.

Kahlil - A fotografia é extremamente bem feita.

Amanda - Não sou de acompanhar a carreira dele em novelas por exemplo, mas no cinema seus melhores papéis foram em filmes com temas sérios. Se você não assitiu, eu indico "Os Matadores" de Beth Brant, outro papel interessante de Murilo Benício.

Até mais