sábado, 27 de março de 2010

Abismo do Medo

Abismo do Medo (The Descent, Inglaterra, 2005) – Nota 7,5
Direção – Neil Marshall
Elenco – Shauna Macdonald, Natalie Mendoza, Alex Reid, Saskia Mulder, MyAnna Buring, Nora Jane Noone.

Uma vez por ano seis amigas se reunem para algum tipo de aventura, porém uma delas, Sarah (Shauna Macdonald) perdeu filho e o marido há pouco tempo e está fragilizada. O grupo é liderado informalmente por Juno (Natalie Mendoza), garota expansiva e egocêntrica que conduz o grupo para desbravar uma caverna, mas esconde das amigas que o local não consta nos mapas e que ela pretende ser a primeira a encontrar a saída.

Como sempre acontece nestes longas, a situação se complica, as amigas ficam presas na caverna e ainda descobrem que estão sendo vigiadas por algo estranho.

Este suspense claustrofóbico de baixo orçamento lembra muito “A Caverna” que filmado no mesmo ano com um pouco mais de dinheiro e um elenco com rostos conhecidos de coadjuvantes da tv.

Aqui o elenco é desconhecido e a falta de grana é suprida pela criatividade do diretor, que procura filmar em pequenos espaços e na escuridão, onde a luz utilizada é apenas das lanternas e dos equipamentos das garotas, o que aumenta e muito a sensação de medo e desespero.

Uma boa surpresa para quem gosta do gênero suspense e terror.

4 comentários:

LuEs disse...

Eu me lembro de que quando o vi pela primeira vez, eu não gostei do filme. Depois, ao revê-lo, acabei gostando. Na terceira vez, porém, votlei a pensar que não se trata de uma obra interessante. Honestamente, não sei exatamente que tipo de impressão de esse filme me causa, porque cada vez que eu o vejo minha opinião muda.
Mas eu gosto do clima claustrofóbico e gosto, principalmente, da escuridão que é mesmo escuridão. A caracterização das criaturas é mesmo interessante e acredito que o melhor que o filme traz é a ideia de que coisas assim podem mesmo acontecer... nunca se sabe o que mora numa caverna escura.

Fazia tempo que eu não vinha aqui!
=)

Hugo disse...

Luís - Assisti apenas uma vez e achei o clima de claustrofobia perfeito. O diretor consegue elevar o suspense e o medo à níveis altíssimos.
Uma ótima pedido para quem gosta do gênero.

Abraço

thicarvalho disse...

Ótimo filme de terror, um dos melhores e mais criativos da última década. Grande trabalho. Quero mto ver a continuação, que passou meio q despercebida. Grande abraço Hugo.

Visitem www.cinemaniac2008.blogspot.com

Hugo disse...

Thiago - A continuação eu não assisti, msa gostei muito do original.

Abraço