quinta-feira, 11 de março de 2010

A Lula e a Baleia & Margot e o Casamento

Estes dois dramas foram dirigidos por Noah Baumbach, que tem como característica mostrar famílias que aparentemente são comuns, mas no fundo estão completamente desestruturadas. Lembra um pouco o estilo de Wes Anderson, porém sendo a ironia deste, focando principalmente nos erros de cada personagem.

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale, EUA, 2005) – Nota 7
Direção – Noah Baumbach
Elenco – Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline, Halley Feiffer, Anna Paquin, William Baldwin.

O professor Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista famoso, porém há muito tempo não escreve nada relevante. Casado com Joan (Laura Linney) e tendo dois filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), a situação da família se complica quando a esposa Joan se revela também um escritora e terá seu livro publicado, o que causa ciúme em Bernard e mostra que o casamento já estava em decadência mesmo antes desta novidade. O problema afetará também os filhos, um de cada maneira, enquanto Wal ficará ao lado do pai, o caçula Frank ao lado da mãe, mas o roteiro deixa transparecer que os pais estão mais preocupados com o próprio sucesso do que com a vida dos filhos.

Diferente drama que mostra a dissolução de uma família que aparentemente era perfeita, mas que no fundo tinha como base um casal que estava junto apenas por comodidade e que numa grande crise implodiu. O filme funciona como um olhar diferente sobre o drama familiar, mostrando muitas vezes o ponto de vista das crianças de modo sensível e inteligente.

Margot e o Casamento (Margot at the Wedding, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – Noah Baumbach
Elenco – Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh, Jack Black, John Turturro, Ciaran Hinds, Zane Pais, Flora Cross, Halley Feiffer.

O longa tem como tema principal o relacionamento de amor e ódio entre duas irmãs. A arrogante Margot (Nicole Kidman) viaja com o filho (Zane Pais) para o casamento da irmã, a insegura Pauline (Jennifer Jason Leigh). Sem se falarem há algum tempo, vemos logo que o relacionamento das duas é complicado, mesmo nos mais simples diálogos. Pauline está noiva do músico desempregado Malcolm (Jack Black) e tem uma filha, Ingrid (Flora Cross), enquanto Margot está em crise no casamento com Jim (John Turturro).

Situações constrangedoras, absurdos e atitudes irresponsáveis são mostrados durante um final de semana onde todas os problemas de relacionamento da família vem à tona, mas o resultado não vai além do razoável. Fica claro que o diretor Baumbach tem um estilo próprio, utilizando cortes bruscos e pequenas cenas para mostrar o desacerto pessoal e familiar, porém os personagens não passam simpatia alguma ao público, não que eles devessem ser engraçadinhos mas ao contrário, eles acabam sendo extremamente chatos, principalmente o papel de Nicole Kidman. Os demais personagens são tão ou mais inseguros que ela, que acabamos sentindo pena depois de tantos errados cometidos.

Um comentário:

Quincas Berro d'Água disse...

Olá!

Gostaria de um e-mail para que possamos entrar em contato direto. Por favor, envie para quincasofilme@gmail.com

Aguardo resposta e agradeço pela atenção.