quarta-feira, 24 de março de 2010

Monstros

Monstros (Freaks, EUA, 1932) – Nota 8
Direção – Tod Browning
Elenco – Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova, Roscoe Ates, Henry Victor, Harry Earles, Daisy Earles.

Este clássico é um misto de drama e terror que se passa em um decadente circo que tem como atrações anões, pessoas deformadas e outras com problemas mentais. O inacreditável deste longa dirigido por Tod Browning, que fez também o clássico “Drácula” com Bela Lugosi, é que ele utilizou pessoas comuns com os problemas citados anteriormente como atores e construiu uma história de amor, ódio, vingança e preconceito de maneira verossímil e completamente diferente.

Na história temos a bela e perigosa trapezista Cleopatra (Olga Baclanova) que com a ajuda do grandalhão Hercules (Henry Victor) usa seu charme para tirar dinheiro do anão Hans (Harry Earles), que apaixonado pela garota é ridicularizado pelas costas. Enquanto isso Frieda (Daisy Earles) que é apaixonada por Hans e sofre com isso, pede a ajuda de Venus (Leila Hyams) que junto com o palhaço Phroso (Wallace Ford) tenta resolver a situação, porém a história acabará em uma trágica vingança.

Recomendo a todos que gostam de filmes diferentes para assistir essa obra, que hoje em dia na época do politicamente incorreto seria completamente impossível sair do papel. E assim como no clássico “Drácula”, Tod Browning mostra que tinha talento para o gênero, mas é uma pena que ele tenha trabalhado até apenas o final dos anos trinta e que suas obras estejam quase esquecidas hoje em dia.

2 comentários:

thicarvalho disse...

Ótimo filme Hugo. Altamente crítico e contestador, Com uma mensagem bastante interessante, o trabalho de Tod choca pela realidade apresebtada, de maneira tão despida de preconceitos. Grande trabalho, de um dos diretores mais renegados de hollywood. Grande abraço e até mais.

visitem: www.cinemaniac2008.blogspot.com

Hugo disse...

Dudu - Eu sabia que Browning foi um considerado um diretor maldito e sua carreira acabou ainda nos anos 30.
Valeu pela dica, gosto do cinema de Herzog (Fitzcarraldo, Aguirre, etc), mas ainda não não tive oportunidade de assistir este.

Thiago - É um completamente que nunca existira nos dias de hoje e na época deve ter sido um escândalo.

Abraço