quinta-feira, 13 de maio de 2010

Matewan - A Luta Final

Matewan – A Luta Final (Matewan, EUA, 1987) – Nota 8,5
Direção – John Sayles
Elenco – Chris Cooper, Will Oldham, Mary McDonnell, James Earl Jones, Bob Gunton, Josh Mostel, David Strathairn, Joe Grifasi, Kevin Tighe, Gordon Clapp, Ken Jenkins, John Sayles.

Em 1920, o sindicalista Joe Kenehan (Chris Cooper) chega na pequena cidade de Matewan, na Virginia Ocidental, com o intuito de organizar um sindicato dos mineradores, que são pessimamente tratados pela empresa que cuida da mineração no local, inclusive com violência. Isto já mostra como seu objetivo será extremamente complicado, pois além deste fato ele terá de acabar com a desconfiança inicial de muitos trabalhadores que temem perder o emprego e ainda unir dois grupos que se odeiam, os brancos formados por italianos e os negros descendentes dos escravos. Este caldeirão com a disputa racial e a luta pelos direitos trabalhistas explodirá num conflito generalizado.

O filme é baseado numa dramática e violenta história real, que mostra o início do sindicalismo em cidades americanas pequenas e como os trabalhadores eram explorados e não podiam reclamar, pois eles praticamente não tinham direitos.

O diretor John Sayles é pouco conhecido no Brasil, mas está no cinema desde o início dos anos oitenta quando escrevia roteiros para filmes de Roger Corman e depois quando se tornou diretor seguiu o caminho independente. Ele dirige e produz seus filmes, sempre com temáticas diferentes, sem muito dinheiro, mas com colaboradores fiéis como Chris Cooper, David Strathairn, Mary McDonnell e Kevin Tighe.

Sayles já retratou seu dramas numa pequena cidade no Texas em “Lone Star – A Estrela Solitária”, no Alasca em “Limbo” e em Chicago no maior escândalo da história do baseball, no grande filme chamado “Fora da Jogada”, que mostra os fatos por trás do drama de oito jogadores do White Sox que foram banidos do esporte em 1919 após denúncia de que eles haviam sido pagos para perder. Este longa tem atores como Charlie Sheen, John Cusack e David Strathairn.

Nenhum comentário: