sexta-feira, 11 de junho de 2010

Águia na Cabeça

Águia na Cabeça (Brasil, 1984) – Nota 6
Direção – Paulo Thiago
Elenco – Nuno Leal Maia, Cristiane Torloni, Jece Valadão, Zezé Motta, Xuxa Lopes, Tereza Rachel, Chico Diaz, Hugo Carvana, Jofre Soares, Maurício do Valle, Nildo Parente, Wilson Grey, Djenane Machado.

O inescrupuloso César (Nuno Leal Maia) é o braço direito do Senador e banqueiro chamado Ramos (Jofre Soares) e também o homem que cuida do serviço sujo deste, porém cansado de ser apenas o auxiliar, ele assassina o banqueiro e cria um intriga entre os líderes do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro, Dr. Canedo (Jece Valadão), Turco (Hugo Carvana) e Comandante (Maurício doValle), dando início a uma guerra onde ele sairá lucrando após se casar com a filha do falecido (Xuxa Lopes). Como em todo o golpe, as mentiras logo são descobertas e a stiuação ainda se complica quando ele se envolve com uma dançarina de boate (Christiane Torloni).

O filme é interessante ao mostrar a sujeira por trás do Jogo do Bicho com o envolvimento de poderosos, inclusive da polícia, porém a história perde um pouco a força quando o roteiro introduz misticismo nos personagens do meio-irmãos vividos por Zezé Motta, que faz a amante do Dr. Canedo e do assassino Gabriel vivido por Chico Diaz, que acaba sendo comparado ao Anjo Gabriel.

Esta obra foi feita numa época em que o cinema brasileiro estava meio perdido entre as pornochanchadas dos anos setenta (que se transformaram no pornô dos anos oitenta) e a retomada do anos noventa, o que acabou gerando algumas obras interessantes, mas que envelheceram com o tempo.

Nenhum comentário: