quinta-feira, 17 de junho de 2010

Indiana Jones e a Última Cruzada

Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and Last Crusade, EUA, 1989) – Nota 8,5
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Harrison Ford, Sean Connery, Denholm Elliott, Alison Doody, John Rhys Davies, River Phoenix, Julian Glover, Alex Hyde White.

O filme começa com Indiana Jones ainda adolescente (River Phoenix) participando de uma aventura em busca da Cruz de Coronado, que ele acaba perdendo para outro colecionador. Muitos anos depois, Indiana Jones (Harrison Ford) está novamente atrás do objeto perdido quando jovem, recebe informações de onde estaria o Santo Graal e também que seu pai, o Professor Henry Jones (Sean Connery) fora seqüestrado pelos nazistas que exigem sua ajuda para encontrar o artefato. Com a ajuda de uma cientista (Alison Doody), Indiana sai em busca de resgatar o pai e encontrar o Santo Graal.

Esta aventura que na época fora concebida como final da trilogia, é um pouco inferior aos dois primeiros filmes, mas mesmo assim está muito acima da maioria da produções do gênero. As cenas de ação continuam extremamente bem feitas, com a marca de Spielberg e o roteiro dá uma maior ênfase a comédia, principalmente nos diálogos entre Harrison Ford e Sean Connery, que está perfeito como o pai que trata Indiana como criança.

O prólogo com o falecido River Phoenix também é muito divertido, inclusive explicando porque o personagem morre de medo de cobras. Eu acredito que Phoenix poderia até ter interpretado o personagem em um outro filme, um prequel, mas acabou não acontecendo.

Nenhum comentário: