domingo, 29 de agosto de 2010

O Homem que Perdeu a Hora & Meu Reino Por um Leitão


Na década de setenta o grupo inglês Monty Pyton apareceu para o mundo com um seriado para TV chamando "Monty Python's Flying Circus", onde criavam quadros e personagens malucos num típico humor inglês, politicamente incorreto até a medula. O sucesso fez com que o grupo transportasse seu humor para o cinema. Em breve comentarei sobre filmes do grupo, como "A Vida de Brian" e "O Sentido da Vida".

No início dos anos oitenta o grupo se separou e os integrante seguiram para carreira solo. A dupla Terry Gilliam e Terry Jones, este o único americano do grupo, seguiram a carreira de direção em cinema, com Terry Gilliam dispensando apresentações após grandes filmes. Eric Idle seguiu fazendo papéis pequenos em comédias e teve papel fixo no seriado "Suddenly Susan" ao lado de Brooke Shields. O único do grupo já falecido é Graham Chapman, que após o fim do Monty Python fez pouco coisa até sua morte em oitenta e nove. 

Agora nesta postagem eu cito duas comédias estreladas pelos outros dois atores do grupo: Michael Palin e John Cleese. Após o final do grupo, a dupla atuou junto no ótimo "Um Peixe Chamado Wanda" e em "Ferocidade Máxima", além de diversos outros trabalhos, John Cleese com certeza é o mais conhecido, tendo até substituído o personagem "Q" em 007. Já Michael Palin na última década deixou o cinema de lado e se especializou em apresentar e produzir documentários para a TV inglesa.

O Homem que Perdeu a Hora (Clockwise, Inglaterra, 1986) – Nota 6
Direção – Christopher Morahan
Elenco – John Cleese, Penelope Wilton, Alison Steadman, Stephen Moore.

O diretor de colégio Brian Stimpson (John Cleese) é obcecado por horários, sendo motivo de piada dos alunos. No dia em que ele será o palestrante de um congresso de diretores de escola, acaba errando o percurso e passará por um série de situações constrangedoras e até engraçadas para tentar chegar no local no horário. O filme tira um sarro da pontualidade britânica e deixa o bom comediante John Cleese dar um show no papel do sujeito certinho que tem de enfrentar o dia mais complicado de sua vida.

Meu Reino por um Leitão (A Private Function, Inglaterra, 1984) – Nota 6
Direção – Malcolm Mowbray
Elenco – Michael Palin, Maggie Smith, Liz Smith, Denholm Elliott, Richard Griffiths, Bill Paterson, Alison Steadman, Pete Postlethwaite.

O longa se passa num pequeno povoado da Inglaterra logo após o final da Segunda Guerra, quando o país ainda passava por um racionamento de comida. Os habitantes do local está engordando um leitão para ser o prato principal de uma festa, mas quando o bicho é roubado começa a loucura para descobrir quem é o culpado e vários moradores passam a ser suspeitos. Comédia com o típico humor inglês, que tem ponto forte no seu elenco, com ex-Monty Python Michael Palin como um marido submisso dominado pela esposa vivida por Maggie Smith, além de outros bons atores como Richard Griffiths e o falecido Denholm Elliott. 


Nenhum comentário: