quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Missing - O Desaparecido


Missing – O Desaparecido (Missing, EUA, 1982) – Nota 8
Direção – Costa-Gavras
Elenco – Jack Lemmon, Sissy Spacek, Melanie Mayron, John Shea, Charles Cioffi, David Clennon, Jerry Hardin, Richard Bradford, Richard Venture, Joe Regalbuto, Keith Szarabajka.

Durante o golpe militar no Chile em 1973, quando o General Pinochet derrubou o socialista Salvador Allende, tomou o poder e impôs uma ditadura violenta, o jornalista americano Charlie Horman (John Shea) que trabalhava para jornais americanos acaba sendo preso e desaparece. Sua esposa Beth (Sissy Spacek) busca ajuda do sogro, Ed (Jack Lemmon) que viaja dos Estados Unidos até Santiago e junto com a nora inicia uma peregrinação para tentar localizar o filho. 

O filme é baseado num livro que conta a história real de Charlie Horman e a luta dos familiares para localizá-lo e depois para tentar conseguir alguma justiça. O roteiro toca na ainda na ferida da participação do governo americano no golpe, fato que ocorreu em vários outros países latino americanos, o tipo de situação que o diretor grego Costa-Gavras utilizou em muitos filmes, sempre tentando mostrando o submundo dos governos corruptos e seus interesses que passam por cima das pessoas comuns. 

O longa foi premiado com o Oscar de Roteiro Adaptado e ainda concorreu através dos ótimos desempenhos do grande Jack Lemmon e de Sissy Spacek. É um filme recomendado para todos aqueles que gostam de história sobre política, assim para os fãs das obras de Costa-Gavras.

Nenhum comentário: