quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Passagem & As Ruínas



A Passagem (The Passage, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – Mark Heller
Elenco – Stephen Dorff, Neil Jackson, Sarai Givaty, Khalid Benchagra.

Uma dupla de amigos, o americano Luke (Stephen Dorff) e o inglês Adam (Neil Jackson) estão em viagem no Marrocos e enquanto Luke quer apreciar os pontos turísticos e tirar fotos, Adam prefere caçar mulheres nas baladas. Num passeio pelo mercado de rua, Luke conhece a bela e simpática Zahra (Sarai Givaty), com quem se entende rapidamente e aceita fazer um passeio no dia seguinte para conhecer a Montanhas Atlas. O amigo Adam resolve ficar e diz que irá no dia seguinte apenas. O que começa com um passeio sedutor, se transforma num pesadelo quando Luke descobre uma rede túneis dentro da montanha. 

A história em si é interessante, tendo um certo suspense e com um final aterrador, porém o desenrolar é lento e fica claro o baixo orçamento. Posso destacar também a bonita fotografia, principalmente nas cenas das montanhas. Finalizando, este é o tipo de filme mediano, estrelando por alguém que já teve mais fama, no caso Stephen Dorff e que hoje parece estar com os pés fincados em filmes menores.

As Ruínas (The Ruins, EUA / Alemanha / Austrália, 2008) – Nota 7
Direção – Carter Smith
Elenco – Jonathan Tucker, Jena Malone, Laura Ramsey, Shawn Ashmore, Joe Anderson.

Em férias no México, dois casais aceitam o convite de um turista alemão para conhecerem um sítio arqueológico onde o irmão deste e sua namorada foram explorar no meio da floresta. Após uma noite de festa, os dois casais, o jovem alemão e um grego seguem para o local e encontram as ruínas de uma pirâmide ao final de uma trilha. A alegria pelo objetivo alcançado se transforma em medo quando um grupo de pessoas, aparentemente falando um dialeto maia, os ameaça com armas e faz os jovens escalarem a pirâmide, não deixando que eles voltem para a trilha. Este é o início do terror, pois além de estarem sitiados naquele local com pouca comida e água, terão ainda de lidar com uma ameaça sobrenatural. 

A princípio parece ser apenas outro filme de terror com jovens que serão trucidados, mas o roteiro cria um bom clima de suspense, com uma ameaça bem diferente dos longas comuns do gênero, além da motivação dos descendentes dos Maias. O elenco tem jovens conhecidos, como a bela Jena Malone de “Donnie Darko” e Jonathan Tucker de vários filmes, como a refilmagem de “O Massacre da Serra Elétrica”. É um bom passatempo para os fãs do gênero.

3 comentários:

Guilherme Primo disse...

oi, muito bom teu blog... tu pode adicionar o meu blog na tua lista da barra lateral? faço isso por ti no meu também! abraço!

Guilherme Primo
www.cinelise.blogspot.com

Jenifer Torres disse...

Oi, Hugo. Assisti a As Ruínas e, de fato, é bem assustador e sanguinolento.
Abraços.

Hugo disse...

Guilherme - Sem problemas, já estou linkando seu endereço aqui.

Jenifer - O filme me surpreendeu positivamente.

Abraço