sábado, 25 de dezembro de 2010

The Drew Carey Show & Whoose Line is it Anyway?

The Drew Carey Show (EUA, 1995 a 2004)
Elenco - Drew Carey, Diedrich Bader, Ryan Stiles, Christa Miller, Kathy Kinney, Craig Ferguson.

Whoose Line is it Anyway? (EUA, 1998 a 2006)
Elenco - Drew Carey, Ryan Stiles, Colin Mochrie, Wayne Brady.

Quando "The Drew Carey Show" estreou em 1995, os sitcoms estavam em alta. Com o grande sucesso de "Cheers" com Ted Danson nos anos oitenta, muitas séries cômicas surgiram e algumas seguiram o sucesso, como "Seinfeld", "Friends", "The Larry Sanders Show" e "Frasier", um filhote direto de "Cheers", já que o ator Kelsey Grammer trouxe o personagem para o novo programa.

Na esteira destes sucessos, surgiu provavelmente o sitcom mais bagaceiro na questão politicamente incorreta,  o "The Drew Carey Show". O seriado tinha como personagem principal o próprio Drew Carey, que interpretava um funcionário do RH de uma loja de departamentos e diariamente entrava em conflito com a gordinha perua e boca suja Mimi Bobeck (Kathy Kinney) e ainda tinha de lidar com o maluco gerente inglês Nigel Wick (Craig Ferguson). Drew conviva também com dois amigos malucos, o entregador Oswald (Diedrich Bader) e o desocupado Lewis (Ryan Stiler), além da bela Kate (Christa Miller), que durante a série se relacionou com Oswald e depois com Drew.

As histórias eram as mais malucas possíveis, como se fossem episódios de "Seinfeld" sem a ironia dos diálogos, indo direto para as piadas exageradas e algumas cenas voltadas para o pastelão. Um dos fatores do sucesso da série foi o elenco que se manteve por quase todas as nove temporadas, apenas com a saída de Christa Miller que foi trabalhar em "Scrubs" e acabou substituída por Cynthia Watros de "Lost" nas duas últimas temporadas.

O sucesso do seriado abriu as portas para Drew Carey, que emplacou um segundo programa em paralelo, a comédia de improvisos "Whoose Line is it Anyway?". O show era uma cópia de um programa que fez sua sucesso na Inglaterra, onde quatro comediantes participavam de jogos de improviso com participação do público, o que hoje é comum aqui no Brasil com programas como "É Tudo Improviso", "Quinta Categoria" da MTV e ainda a peça de teatro "Jogando no Quintal".

No programa americano Drew Carey era o apresentador e três atores eram fixos: O grandalhão Ryan Stiles, parceiro de Carey no outro show, era um dos comediantes, o escocês Colin Mochrie geralmente fazia os personagens femininos e o showman Wayne Brady era especialista nas paródias musicais. Em cada programa um convidado completava o time de participantes, com algumas figuras carimbadas como Charles Esten, Greg Proops e Brad Sherwood. O charme do show aumentava com o quatro participante era um astro, como Robin Williams, Whoopi Goldberg e Kathy Griffin, que algumas vezes se mostravam seu talento no improviso.

Nenhum comentário: