sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Férias Frustradas

O comediante Chevy Chase surgiu no programa "Saturday Night Live" no meio de um geração talentosa que tinha Steve Martin, John Belushi, Eddie Murphy e Dan Aykoryd. Todos migraram para o cinema na segunda metade dos anos setenta e se firmaram como astros da comédia nos anos oitenta.

Hoje destaco a série de filmes "Férias Frustradas" que Chevy Chase estrelou junto com atriz Beverly D'Angelo e que fez sucesso nos anos oitenta, além de uma continuação tardia nos final dos anos noventa.

Como curiosidade, os três primeiros que destaco aqui, foram roteirizados pelo saudoso John Hughes, mestre da comédia na época que escreveu e dirigiu clássicos como "A Garota de Rosa Shocking", "Clube dos Cinco" e "Curtindo a Vida Adoidado".

Férias Frustradas (Vacation, EUA, 1983) – Nota 6,5
Direção – Harold Ramis
Elenco – Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Anthony Michael Hall, Dana Barron, Imogene Coca, Randy Quaid, James Keach, John Candy, Frank McRae, Jane Krakowski, Miriam Flynn.

Clark Griswold (Chevy Chase) junta sua família e pega a estrada em direção a um parque de diversões do outro lado do país. Sua esposa Ellen (Beverly D’Angelo) entra no clima, mas assim que Clark erra o caminho, começam as confusões. O casal de filhos não se bica, a adolescente Audrey (Dana Barron) e o garoto Rusty (Anthony Michael Hall, que se tornaria astro após estrelar “O Clube dos Cinco”) brigam o tempo todo. 

A viagem tem diversas cenas engraçadas, como a velha tia sendo carregada amarrada no teto do automóvel e a pequena participação de John Candy como um guarda do parque do diversões. É uma sessão da tarde descompromissada, que fez muita gente rir nos anos oitenta.

Férias Frustradas II (European Vacation, EUA, 1985) – Nota 5
Direção – Amy Heckerling
Elenco – Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Jason Lively, John Astin, Dana Hill, Eric Idle, Robbie Coltrane, Paul Bartel.

Com o sucesso do filme original, os produtores correram para uma sequência das aventuras da família Griswold, porém com algumas mudanças. O diretor Harold Ramis que trabalhou como ator no sucesso de “Os Caça-Fantasmas” no ano anterior, pulou fora da direção, que ficou a cargo de Amy Heckerling. O elenco também perdeu Anthony Michael Hall que interpretava o filho do casal e entre as duas produções ficou famoso, seguindo para outros projetos, assim como a filha interpretada pela desconhecida Dana Barron foi substituida. 

Desta vez Clark (Chevy Chase), sua esposa Ellen (Beverly D’Angelo) e o casal de filhos (os fracos Jason Lively e Dana Hill) ganham um concurso na tv e o prêmio é uma viagem para Europa. Assim como no original, a família se envolverá em diversas confusões, principalmente na Inglaterra e com piadas até sobre a família real, mas sem a mesma graça que o filme anterior. 

Férias Frustradas de Natal (Christmas Vacation, EUA, 1989) – Nota 7
Direção – Jeremiah Chechik
Elenco – Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Juliette Lewis, Johnny Galecki, Randy Quaid, William Hickey, John Randolph, Diane Ladd, E. G. Marshall, Doris Roberts, Miriam Flynn, William Hickey, Mae Questel, Sam McMurray.

É natal e Clark Griswold (Chevy Chase) planeja receber seus parentes para comemoração em grande estilo. Ele instala milhares de lâmpadas na casa, prepara uma ceia farta e pensa em todos os detalhes, porém como sempre acontece, o que Clark planeja acaba se transformando em confusão. A grande família é cheia de figuras, como o primo interpretado por Randy Quaid e o estranho tio vivido pela falecido William Hickey. 

É difícil isso acontecer, mas este terceiro filme é o mais engraçado da série, mesmo muda o foco da história. Os outros longas eram road movies e este se passa praticamente todo em casa, tirando sarro das reuniões familiares e valorizado pelo bom elenco de veteranos que interpretam os parentes. Do original, apenas Chase e Bervely D’Angelo como a esposa seguem firme e pela terceira vez o casal de filhos é interpretados por outros atores, aqui pela polêmica Juliette Lewis e por Johnny Galecki. O longa ainda gerou uma continuação tardia em 1997, com o título “Férias Frustradas em Las Vegas”.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Acredita que só assisti o primeiro? É uma sessão da tarde engraçada. Mas, achei que continuações era demais. hehe. Fiquei curiosa com o terceiro.

Bjs

E Feliz Natal.

Hugo disse...

Amanda - Um feliz natal para vc tb.

Bjos