quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Domingo Sangrento


Domingo Sangrento (Bloody Sunday, Inglaterra / Irlanda, 2002) – Nota 8
Direção – Paul Greengrass
Elenco – James Nesbitt, Tim Pigott Smith, Nicholas Farrell, Gerard McSorley.

Na cidade de Derry na Irlanda do Norte, no domingo 30 de janeiro de 1972, um grupo de pessoas organiza uma manifestação contra a presença do exército inglês no país e a favor da independência da Irlanda do Norte em relação ao Reino Unido. A tensão toma conta dos líderes do movimento, principalmente de Ivan Cooper (James Nesbitt), que tenta a todo custo fazer com que a manifestação seja pacífica, pois ele sabe que qualquer mal entendido pode criar um conflito com os soldados ingleses. Infelizmente a preocupação de Ivan se torna realidade e acontece o massacre que dá início a uma violenta retaliação do IRA (Exército Republicano Irlandês) nos anos seguintes, através de diversos atentados. 

O diretor Paul Grengrass acerta em cheio ao filmar o longa no estilo de documentário, mostrando desde os preparativos da passeata no início do dia, passando pela aumento de tensão durante pequenos acontecimentos e chegando a batalha, ou pior, ao massacre daquela tarde. 

Outro destaque é a sóbria atuação do ótimo James Nesbitt, ator pouco conhecido por aqui, mas extremamente famoso na tv inglesa, tendo sido protagonista de diversas séries e que também já teve bons papéis no cinema em “Match Point” e “A Fortuna de Ned”, além de ter estrelado a boa comédia “Um Golpe de Sorte”. 

O longa termina com o inveitável hino “Sunday, Bloody Sunday” do U2, música lançada nos anos oitenta que ajudou a imortalizar a terrível tragédia daquele dia. 

2 comentários:

pseudo-autor disse...

Filmaço! Já mostrava a que vinha o diretor Paul Greengrass. Conseguiram recriar a tragédia com a mesma excelência de Elefante, de Gus Van Sant.

cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Hugo disse...

Reinaldo - Concordo, Greengrass já mostrava que tinha talento e este longa abriu as portas para ele em Hollywood.

Abraço