domingo, 16 de janeiro de 2011

A Noite dos Desesperados


A Noite dos Desesperados (They Shoot Horses, Don’t They?, EUA, 1971) – Nota 7,5
Direção – Sydney Pollack
Elenco – Jane Fonda, Michael Sarrazin, Susannah York, Gig Young, Red Buttons, Bruce Dern, Bonnie Bedelia, Michael Conrad, Al Lewis.

Acabei de ler que a veterana atriz Susannah York faleceu. Mais conhecida como a mãe do "Superman" no clássico de Richard Donner, porém talvez sua melhor interpretação tenha sido neste "A Noite dos Desesperados", onde ela concorreu ao Oscar de atriz coadjuvante.

Durante a depressão americana nos anos trinta, foi criado em diversos estados do país uma maratona de dança, onde o vencedor seria o último casal que conseguisse ficar em pé. Com grande parte da população desempregada e passando necessidades, diversas pessoas se inscreviam nestes concursos, muitos para conseguir apenas comida ou alguns dólares de prêmio. É com este pensamento que Gloria (Jane Fonda) e Robert (Michael Sarrazin) formam um par com o objetivo de chegar até o final. 

Este angustiante longa é baseado num livro de Horace McCoy, que viveu na época, dizem que inclusive trabalhou com segurança nestes concursos e por isto retratou tão bem o desespero dos participantes. É uma história depressiva e angustiante em alguns momentos, como nas corridas em que os casais já exaustos precisam participar durante a maratona. 

O longa concorreu a nove prêmios Oscar, mas ficou fora da disputa de melhor filme e venceu apenas o de ator coadjuvante com Gig Young como o animador do baile. Jane Fonda e Susannah York também concorreram a atriz e atriz coadjuvante. 

Como curiosidade, a tradução do título seria “Eles Matam Cavalos, Não Matam?” é uma frase dita no longa,  que compara os competidores exaustos com cavalos machucados que acabam sendo sacrificados. 

2 comentários:

LuEs disse...

Nossa, eu quero mesmo assistir a esse filme, faz muito tempo que tenho tentado vê-lo. Mas não encontrei pra donwload nem encontro em locadoras!

Hugo disse...

Luís - Eu assisti na tv há algum tempo. Realmente é um filme de encontrar.

Abraço