sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Nome do Jogo & Be Cool - O Outro Nome do Jogo


O Nome do Jogo (Get Shorty, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Barry Sonnenfeld
Elenco – John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo, Danny DeVito, Dennis Farina, Delroy Lindo, James Gandolfini, David Paymer, Martin Ferrero, Bette Midler, Jon Gries, Miguel Sandoval, Jacob Vargas.

O gângster Chili Palmer (John Travolta) é obrigado a trabalhar para um inimigo, o violento Bones (Dennis Farina) quando seu chefe morre. Seu primeiro trabalho é cobrar a esposa de um sujeito (David Paymer) que morreu num acidente de avião e devia dinheiro a Bones. A questão é que Chili descobre que o homem forjou a própria morte para embolsar uma grana do seguro. 

Neste meio tempo, Chili segue para Los Angeles onde pretende cobrar outra dívida, desta vez de um produtor de cinema, o picareta Harry Zimm (Gene Hackman) especialista em filmes baratos de terror. Como Chili é fanático por cinema, ele tem uma idéia: Utilizar a história do sujeito que forjou a própria morte como roteiro e forçar Harry Zimm a produzir o filme. Como Harry sonha em produzir um grande filme, ele aceita desde que Chili convença o astro Martin Weir (Danny DeVito) a participar do longa. 

Este é o início de um jogo onde todos querem lucrar de alguma forma, ainda com a participação da ex-esposa de Martin, a bela Karen (Rene Russo), outro gângster que deseja entrar para indústria de cinema, Bo (Delroy Lindo) e seu capanga Bear (James Gandolfini). 

O roteiro de Scott Frank é baseado num livro de Elmore Leonard e acerta em cheia nos diálogos que tiram um sarro dos clichês de Hollywood, misturando personagens egocêntricos com outros desonestos e as maquinações para se conseguir fazer um filme. 

A tradução do título original seria “Pegue o Baixinho”, o que os personagens tentam de todas as formas, obrigar o personagem do baixinho  Danny DeVito a aceitar o papel no longa.

Be Cool – O Outro Nome do Jogo (Be Cool, EUA, 2005) – Nota 6
Direção – F. Gary Gray
Elenco – John Travolta, Uma Thurman, Vince Vaughn, Cedric The Entertainer, André Benjamin, Steven Tyler, Robert Pastorelli, Christina Milian, Paul Adelstein, Debi Mazar, Harvey Keitel, Gregory Alan Williams, Dwayne “The Rock” Johnson, Danny DeVito, James Woods.

Neste continuação do simpático “O Nome do Jogo”, gângster Chili Palmer (John Travolta) cansado da vida de produtor de cinema, vê a chance de mudar de ramo quando um conhecido é assassinado e ele se aproxima da viúva (Uma Thurman). Os dois tomam a frente dos negócios do morto, que era dono de uma gravadora. 

Como primeiro trabalho, Chili resolve administrar a carreira de uma jovem cantora (Cristina Milian), porém o problema é que o antigo agente (Vince Vaughn) é ligado a máfia russa e o namorado dela (Dwayne “The Rock” Johnson”) é um canastrão metido a valente que deseja se tornar astro de cinema. 

Os diálogos afiados e cínicos sobre Hollywood eram o ponto alto do original e aqui apesar do roteiro explorar bem os clichês da indústria fonográfica, o resultado fica aquém do primeiro filme. 

Travolta novamente dá conta do recado no papel do mafioso metido a empresário e sua parceria com Uma Thurman onze anos após “Pulp Fiction” é um atrativo a mais.

Nenhum comentário: