terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Paulo S/A


São Paulo S/A (Brasil, 1965) – Nota 8
Direção – Luis Sérgio Person
Elenco – Walmor Chagas, Eva Wilma, Otelo Zelloni, Ana Esmeralda, Darlene Glória.

No dia do aniversário de São Paulo, eu escrevo sobre um dos filmes brasileiros mais importantes produzidos nos anos sessenta e que hoje tem um valor quase histórico por retratar a metamorfose que a cidade passava na época, quando começava a se transformar na megalópole que é hoje. 

Durante a década de sessenta em São Paulo, no auge da industrialização da cidade, o jovem de classe média Carlos (Walmor Chagas) ingressa numa empresa automobilística e com sua ambição em crescrer, troca de emprego e se torna gerente de uma empresa de auto peças onde o dono Arturo (Otelo Zeloni) sonega impostos e pensa apenas em lucrar. Na vida pessoal, Carlos se envolve com algumas mulheres: Ele se casa com a certinha Luciana (Eva Wilma) e tem como amantes a ambiciosa Ana (Darlene Glória) e Hilda (Ana Esmeralda), um amor do seu passado. A questão é que Carlos se sente vazio, apesar do bom salário e do padrão de vida, ele não tem objetivo e sonhos. Seu ressentimento com o trabalho e a vida leva seus relacionamentos ao fundo do poço, até que resolve fugir de tudo. 

Este é um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro, que mostra uma fase importante no país, onde as grandes indústrias começavam a se instalar por aqui e mudar a vida das pessoas. Foi o início da busca pelo sucesso, onde um emprego com um bom salário era o objetivo da classe média, que assim poderia desfrutar dos novos produtos que chegavam ao mercado como carros e eletrodomésticos. A família ainda era quase uma obrigação, casar e ter filhos era o ideal, mesmo que por trás disso o homem tivesse amantes ou no caso do personagem de Otelo Zelloni, fosse ao mesmo um ótimo pai de família e um desonesto e explorador empregador. 

O grande acerto do diretor foi prever na angústia do personagem de Walmor Chagas, que tudo aquilo pouco valeria se junto não existisse sonhos e sentimentos, apenas dinheiro não era sinônimo de felicidade, por sinal, tema mais atual ainda nos dias de hoje. O diretor Person fez outro importante filme da história do nosso cinema, o clássico drama “O Caso dos Irmãos Naves”, baseado numa história real de dois irmãos condenados injustamente.


2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Bela homenagem. E esse filme é um marco mesmo, merece ser relembrado.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um documento histórico da cidade.

Bjos