segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Segunda-Feira ao Sol

Segunda-Feira ao Sol (Los Lunes al Sol, Espanha / França / Itália, 2002) – Nota 8
Direção – Fernando Leon de Aranoa
Elenco – Javier Bardem, Luís Tosar, José Angel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villen, Celso Bugallo.

Este drama realista sobre o desemprego na Europa, especificamente na Espanha, tem como protagonistas quatro amigos que são dispensados de um estaleiro naval onde trabalham e ficam sem perspectiva alguma de futuro. 

O líder natural do grupo é Santa (Javier Bardem), o único solteiro e o mais forte, que sempre lutou por seus direitos e mesmo sem emprego e dinheiro tenta manter o orgulho e a dignidade, nem que tenha de mentir e brigar, mas por outro lado se mostra amigo dos companheiros até o fim.

José (Luís Tosar) se torna amargo e não aceita ser sustentado pela esposa Ana (Nieve de Medina), que tenta manter a casa e o casamento, porém ele se sente inferiorizado pela situação. Lino (José Angel Egidio) já tem uma certa idade, mas mantém a esperança e diariamente procura um novo emprego, passando por situações constrangedoras. O mais velho é Amador (Celso Bugallo), que se entrega à bebida e acaba abandonado pela esposa.

Juntos no bar de um amigo ou nos telhados de um edifício onde conseguem ver apenas uma parte de um estádio de futebol, eles tentam sobreviver ao desprezo do mercado de trabalho. 

O ótimo roteiro do diretor Aranoa e as interpretações do bom elenco, são os pontos altos do longa que mostra uma situação comum no mundo atual, onde trabalhadores são dispensados em nome da lucratividade e pouco podem fazer para se manter. Uma triste realidade onde o ser humano é tratado como material descartável.

6 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

É um grande filme. O Bardem está espetacular.
Parabéns pelo blog.
Abraços,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com,

PMF disse...

Concordo com o António. Este filme é enorme em tudo: na carga emocional, nas interpretações, na história. Mais um que tenho de rever num dia destes.

Cumprimentos

M. disse...

Oi Hugo!!! Gostei muito dessa postagem é um ótimo filme. Abraços.

Hugo disse...

Antonio - Concordo, Bardem em outro grande papel.

Obrigado pelo elogio.

O Projecionista - É um daqueles filmes que merece ser visto mais de uma vez.

Márcia - Procure assisti, vc vai gostar.

Abraço a todos

cartazdacultura disse...

Não sabia desse filme, vou procurar assistir!

Grato!

Hugo disse...

Cartaz - É um ótimo drama com temática atual.

Abraço