segunda-feira, 18 de julho de 2011

Contagem Regressiva ao Zero


Contagem Regressiva ao Zero (Countdown to Zero, EUA, 2010) – Nota 6,5
Direção – Lucy Walker
Documentário

A diretora inglesa Lucy Walker filmou este documentário como uma espécie de propaganda a favor do desarmamento nuclear. Foram entrevistadas pessoas como os ex-presidentes da União Soviética Mikhail Gorbachev, dos EUA Jimmy Carter, da África do Sul Frederick de Klerk, o ex-primeiro ministro inglês Tony Blair, entre diversas outras figuras, além da utilização de imagens de arquivo do pai da bomba atômica, o físico Robert Openheimer. 

O documentário cita quais países tem a bomba nuclear (no total são nove países), como é falho o armazenamento de urânio enriquecido nos países da antiga União Soviética, o perigo dos terroristas conseguirem este material e principalmente a questão do Oriente Médio, onde Israel, Índia e Paquistão possuem a bomba e são países inimigos entre si. 

No geral são informações conhecidas por quem acompanha os noticiários e lê sobre o tema. Os fatos novos são algumas declarações de ex-militares, como as falhas de segurança que ocorreram algumas vezes e quase deram início a um revide nuclear americano ou russo, principalmente um erro de informação que por pouco não foi interpretado como ataque americano em 1995 e que o ex-presidente russo Boris Yeltsin resolveu sem apelar para retaliação. 

Vale para quem sabe pouco sobre o assunto e tem interesse em conhecer a história da bomba, mas no geral é um documentário que apresenta pouca coisa nova sobre o assunto. 

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Seu texto o tornou mais interessante mesmo. Quando li sobre o filme, achei que não teria muitas novidades. Vou procurar.

bjs

Anônimo disse...

E aí Hugo, blz?! Primeira vez que passo em seu blog pra ler (eu andava meio sem tempo) não sabia que tu tinha um blog tão bacana e completo, parabéns! Valeu por indicar meu blog em sua lista de recomendados. Como retribuição hoje eu também fiz uma lista em meu blog e seu blog está nela.

http://thecinefileblog.blogspot.com/

Um abração até a próxima.

ANTONIO NAHUD disse...

Bem interessante, Hugo. Valeu a dica.
Abraços e venha recordar seus "vilões favoritos",

O Falcão Maltês

Hugo disse...

Amanda - É um documentário correto e direto.

Laércio - Obrigado pelo elogio e pela visita também. Sempre que puder passarei pelo seu blog.

Antonio - Valeu pela visita.

Abraço a todos

Bruna disse...

Baixar o Documentário - Contagem Regressiva ao Zero - http://fwd4.me/0BeW