domingo, 16 de outubro de 2011

Cidade do Crime

Cidade do Crime (Staten Island, França / EUA, 2009) – Nota 6,5
Direção – James DeMonaco
Elenco – Ethan Hawke, Vincent D’Onofrio, Seymour Cassel, Julianne Nicholson, Rosemary De Angelis, John Sharian, Steven Randazzo, Lynn Cohen.

O longa começa mostrando uma breve explicação sobre Staten Island, um condado que está separado de Manhattan pelo Rio Hudson e se mostra um lugar aparentemente calmo, mas que é considerado um refúgio para mafiosos. 

Em seguida vemos o mafioso Parmetto “Parmie” Tarzo (Vincent D’Onofrio) junto com seus capangas torturando um sujeito que assaltou a casa de sua mãe. O objetivo de Parmie além de se vingar é descobrir quem eram os parceiros do sujeito. A história de Parmie se cruzará com o limpador de fossas Sully (Ethan Hawke) que deseja um futuro melhor para o filho que pretende ter com a doce Mary (Julianne Nicholson). O terceiro elo da trama é o funcionário de uma delicatessen, o idoso surdo-mudo Jasper (Seymour Cassel). 

Esta produção de Luc Besson marca a estréia do produtor James DeMonaco na direção e no roteiro, que na minha opinião erra ao não decidir se queria fazer um drama policial ou um longa de humor negro. 

O roteiro conta a história dos três personagens principais pelo ponto de vista de cada um, com as peças do quebra-cabeças se encaixando as poucos. 

No início fica a impressão de ser mais um filme sobre pequenos mafiosos, porém logo percebemos que o personagem de Vincent D’Onofrio (protagonista da série “Law & Order: Criminal Intent” e conhecido também pelo papel do soldado desequilibrado em “Nascido Para Matar”) não é um sujeito comum e após um incidente, ele toma uma atitude no mínimo estranha para um mafioso, o que leva a história para o lado do humor negro e faz o filme perder a força. 

O papel mais interessante fica com o veterano Seymour Cassel, que tem uma atividade complementar bem diferente no filme. 

No geral é um longa com boas idéias misturadas com algumas soluções estranhas, deixando a clara impressão de que poderia ser bem melhor.

Nenhum comentário: