quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Inimigos Públicos

Inimigos Públicos (Public Enemies, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Michael Mann
Elenco – Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Jason Clarke, Billy Crudup, Giovanni Ribisi, Stephen Lang, Stephen Dorff, Stephen Graham, Lily Taylor, Rory Cochrane, David Wenham, James Russo, Peter Gerety, Channing Tatum, Casey Siemaszko, Emilie de Ravin, Domenick Lombardozzi, John Ortiz, Shawn Hatosi, Don Harvey, Matt Craven, Leelee Sobieski.

Nos anos trinta, John Dillinger (Johnny Depp) e seu bando são especialistas em assaltos a bancos, criando uma fama de ladrão que rouba apenas dos ricos. Esta situação faz o congresso americano pressionar J. Edgar Hoover (Billy Crudup) para combater a violência. Hoover trata como prioridade prender Dillinger e seus comparsas, para isso indica o jovem agente Melvin Purvis (Christian Bale) como responsável pela caçada. Este é o início de uma disputa entre o esperto Dillinger e o correto Purvis. 

O diretor Michael Mann fez até um bom filme, como é habitual em seus trabalhos a parte técnica é perfeita, com uma ótima reconstituição de época e boas cenas de ação, porém o excesso de personagens acaba atrapalhando um pouco. 

Mesmo com duas horas e vinte minutos de duração, vários bons personagens são mal aproveitados, como o gângster Alvin Karpis interpretado por Giovanni Ribisi, a policial responsável pela cadeia feita por Lily Taylor e até o J. Edgar Hoover de Billy Crudup. 

O destaque é Johnny Depp, que cria um Dillinger que toma conta do filme, muito superior ao personagem de Christian Bale. 

Como curiosidade, o inglês Stephen Graham interpreta pela segunda vez um famoso gângster americano, aqui como Baby Face Nelson e na série “The Boardwalk Empire” ele é nada menos que Al Capone.  


5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Eu achei os últimos filmes do Michael Mann fantásticos, cada vez mais fantásticos no tratamento técnico e filmagem noturna, por exemplo. Policial é um gênero que com ele Mann entende mesmo!

Ao menos pra mim, é 5 estrelas.
Depp tb esta ótimo, bom como sempre.

Abs.

Amanda Aouad disse...

Gosto bastante desse filme, e concordo de Depp é o destaque.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

É um filme regular !

Hugo disse...

Rodrigo - Gostei do filme, principalmente da parte técnica, mas o roteiro poderia ser melhor.

Amanda - Johnny Depp toma conta do filme.

Marcelo - Um pouco mais que regular, mas poderia ser melhor.

Abraço

Edson Cacimiro disse...

Esse filme é muito, muito bom.