quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Crimes de Paixão

Crimes de Paixão (Crimes of Passion, EUA, 1984) – Nota 7
Direção – Ken Russell
Elenco – Kathleen Turner, Anthony Perkins, John Laughlin, Annie Potts, Bruce Davison.

Nesta semana o cinema perdeu o veterano diretor inglês Ken Russell, responsável por filmes como "Viagens Alucinantes" e a ópera-rock "Tommy".

Como homenagem, comento um de seus filmes mais polêmicos, o drama "Crimes de Paixão".

Joanna Crane (Kathleen Turner) é uma estilista renomada durante o dia, porém a noite se transforma na prostituta China Blue. Usando um peruca loira, roupas sensuais e uma atitude provocante, China realiza seus desejos neste papel. Sua vida oculta se complica quando um cliente (John Laughlin), que está insatisfeito no casamento, se apaixona por China e descobre seu segredo. Além disso, ela é perseguida por um religioso completamente maluco (Anthony Perkins). 

Sem dúvida, o destaque do filme são as ousadas cenas de sexo simulado que a atriz Kathleen Turner protagoniza sem inibição, situação que muitas estrelas não aceitariam, principalmente se estivessem no auge da fama e da beleza como era o caso dela. 

O roteiro mistura temas polêmicos como sexo, religião, fanatismo e culpa, principalmente nos diálogos entre a prostituta e o personagem de Anthony Perkins, que ficou marcado pelo papel em “Psicose” e passou boa parte da carreira interpretando sujeitos desajustados. O ponto fraco é o canastrão John Laughlin como o sujeito dividido entre a esposa frígida e a prostituta fogosa.

Como curiosidade, a outrora bela Kathleen Turner, hoje está irreconhecível.

2 comentários:

Luís disse...

Olha, fiquei mesmo interessado, vou procurar esse filme o mais rápido possível e vê-lo logo.

E tenho a impressão de que não conheço nada da Kathleen Turner!

Hugo disse...

Luís - Kathleen Turner teve seu auge de beleza a talento nos anos oitenta, depois a carreira declinou e até a beleza ficou no passado.

Abraço