quarta-feira, 23 de novembro de 2011

E Estrelando Pancho Villa

E Estrelando Pancho Villa (And Starring Pancho Villa as Himself, EUA, 2003) – Nota 7,5
Direção – Bruce Beresford
Elenco – Antonio Banderas, Eion Bailey, Alan Arkin, Jim Broadbent, Matt Day, Michael McKean, Colm Feore, Alexa Davalos, Anthony Stewart Head, Kyle Chandler, Saul Rubinek, Pedro Armendariz Jr, Damian Alcazar.

Em 1914, o revolucionário mexicano Pancho Villa (Antonio Banderas) passava por dificuldades financeiras para conseguir armas e continuar lutando contra o governo mexicano. Sabendo de sua popularidade nos Estados Unidos, ele oferece os direitos de filmagem de sua vida e da revolução para quem pagar 25 mil dólares em outro e mais 20% do lucro. 

O famoso produtor D. W. Griffith (Colm Feore) envia o jovem Frank Thaye (Eion Bailey) para negociar os direitos. A princípio decide-se filmar as batalhas entre revolucionários e soldados do governo, porém pela dificuldade em captar boas cenas, Villa aceita encenar as cenas de batalha utilizando seus homens como atores, desde que fosse enviada uma equipe de filmagem com um diretor profissional. 

Esta história maluca é baseada em fato real que resultou no filme “The Life of General Villa” de 1914. O produtor D. W. Griffith responsável pelo clássico “O Nascimento de uma Nação” também de 1914, era um dos magnatas do cinema à época e bancou toda a aventura. 

A produção de 2003 é da HBO, que gastou 30 milhões de dólares no filme, transformando no maior orçamento da história dos filmes para tv até aquele ano. 

O filme é interessante, mistura boas cenas de ação, com uma história inusitada, com pitadas de comédia e um pouco de crítica social. 

Tem ainda como destaque a interpretação de Antonio Banderas, que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro. Banderas cria um Pancho Villa que luta pelo seu povo, mas acredita ser uma estrela, aproveitando bem a chance de ficar ainda mais famoso ao protagonizar o filme.   

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Gosto muito do Antonio Banderas. Preciso ver esse filme.

Hugo disse...

Gilberto - É um bom filme.

Abraço