domingo, 11 de dezembro de 2011

Assassinato Por Morte

Assassinato Por Morte (Murder by Death, EUA, 1976) – Nota 8
Direção – Robert Moore
Elenco – Peter Sellers, David Niven, Peter Falk, Alec Guinness, James Coco, Eileen Brennan, Elsa Lanchester, Maggie Smith, Nancy Walker, Estelle Winwood, James Cromwell, Richard Narita.

O milionário Lionel Twain (o escritor Truman Capote) convida os maiores detetives do mundo para um encontro em sua mansão. Quando todos estão reunidos para o jantar, Lionel informa que os convidou para uma desafio. Eles terão de desvendar um crime, que seria a morte do próprio Lionel Twain. Quem descobrir o assassino, receberá um milhão. O problema é que aos poucos cada um descobre que todos tem algum problema com Lionel e qualquer um pode ser o assassino. 

Esta deliciosa sátira aos filmes de detetive reúne um grande elenco em papéis que foram baseados em famosos detetives do cinema e da literatura. Temos Peter Sellers como um detetive chinês satirizando Charlie Chan, Peter Falk como Sam Diamond (satirizando Sam Spade), David Niven e Maggie Smith seriam Nick e Nora Charles, a dupla criada por Agatha Christie, que também inspirou os personagens de James Coco (Poirot) e Elsa Lanchester (Miss Marple), tendo ainda o grande Alec Guinness como o hilário e assustador mordomo cego. 

A história se passa em apenas uma noite repleta de situações engraçadas, com um final inteligente que se casa perfeitamente com o ótimo roteiro do dramaturgo Neil Simon.

4 comentários:

Unknown disse...

simplesmente sensacional esse filme! Adoro, um delicia total! Deu até vontade de rever.

Rodrigo Mendes disse...

Adoro este clássico! Humor negro inteligente com o melhor elenco!

Abs.

B-Cine disse...

Esse filme é simplesmente foda. Vi graças ao meu amigo Celo Silva que me emprestou em DVD. Grande elenco afiadíssimo e ainda a presença de Truman Capote. Recomendadíssimo.

Hugo disse...

Celo - É uma comédia inteligente e engraçada.

Rodrigo - Já pode ser considerado um clássico.


B-Cine - O filme tem um ótimo elenco e um engenhoso roteiro.

Abraço