domingo, 18 de dezembro de 2011

Dia 4 - Melhor Diretor

Escolher o melhor diretor é algo muito difícil, por este motivo tentei usar como parâmetro toda a carreira dos nomes que pensei, a quantidade de filmes e a importância de suas obras.

Dois nomes atuais podem daqui alguns anos entrarem nesta briga de melhor diretor, são eles Quentin Tarantino e Christopher Nolan. Suas obras são marcantes e originais, a questão é esperar um pouco mais para conferir se eles conseguirão mantém o nível de qualidade.

Estava em dúvida em outros três nomes com carreiras fantásticas. O primeiro foi o grande John Ford, responsável por grandes westerns como "Rastros de Ódio" e "O Homem que Matou o Facínora", além de dramas fortes como "As Vinhas da Ira" e "Como Era Verde o Meu Vale".

O segundo nome lembrado foi de Steven Spielberg, o homem que criou o chamado "Cinema Pipoca" e deu início a era dos Blockbusters com o sucesso de "Tubarão". Spielberg mostrou que seu cinema vai além das aventuras ao dirigir grandes filmes como "A Cor Púrpura" e "A Lista de Schindler".

A terceira lembrança é para Martin Scorsese. Se Coppola elevou os filmes de gângster a clássicos com "O Poderoso Chefão", Scorsese foi além ao mostrar que este mundo da marginalidade podia render grandes histórias com todo o tipo de personagem ligado a máfia e ao crime. Obras como "Os Bons Companheiros" e "Cassino" são exemplos, junto com "Taxi Driver", "Touro Indomável", "Os Infiltrados" e tantos outros filmes mostram o talento deste diretor.

Escolhi Alfred Hitchcock pela regularidade de sua carreira, praticamente todos os seus filmes tem um nível acima da média. Hitchcock criou ainda famosas aparições em seus filmes, com o público ficando a espera para saber em qual cena ele apareceria como figurante. Sua habilidade em criar cenas marcantes, como a vertigem do personagem de James Stewart em "Um Corpo que Cai", o assassinato no chuveiro em "Psicose" e a tentativa de assassinato no concerto em "O Homem que Sabia Demais" são exemplos únicos de talento e criatividade.

O gênero suspense foi seu predileto, com filmes como o citado "Psicose", "Pacto Sinistro" e "Festim Diabólico". Outro tema recorrente em sua filmografia era a do inocente azarado, que acabava sendo acusado e perseguido por algo que não fez. São exemplos obras como "O Homem Errado", "O Homem que Sabia Demais" e Frenesi".

Consta que Hitchcock teve uma criação religiosa muito forte, foi casado uma única vez, mas que utilizava seus desejos reprimidos em personagens e histórias, sendo claro seu fetiche por loiras. Kim Novak, Doris Day, Tippi Hedren e Grace Kelly foram algumas da loiras que trabalharam com o diretor.

Finalizando, uma frase de Hitchcock resume bem seu carreira. Ele disse que "o que me interessa não é a história, mas a forma como ela é contada".

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Pô, aí, roubou o meu, hehe, brincadeira, ele é genial mesmo, ainda mais quando lemos suas entrevistas e vemos o quanto ele sabia o que estava fazendo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Apenas fui mais rápido...rs.

Bjos