segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dia 5 - Atriz e Ator Preferidos

Poderia citar uma lista enorme de atrizes e atores de grande talento, mas escolhi apenas três nomes. Ainda tomei a liberdade de citar dois atores, que considero de talento equivalente.

Meryl Streep é praticamente uma unanimidade como sendo uma das maiores atrizes de todos os tempos. Com quase trinta e cinco de carreira, ela é recordista em indicações ao Oscar, foram dezesseis vezes e duas vitórias por "A Escolha de Sofia" e "Kramer vs Kramer", além de vinte e cinco indicações ao Globo de Ouro com sete vitórias.

Seu talento misturado a predileção pelo gênero drama (o preferido da Academia) são os responsáveis por tantas indicações. No início dos anos noventa ela se arriscou em algumas comédias de humor negro que fracassaram, como "Ela é o Diabo" e "A Morte Lhe Cai Bem". Apenas na última década sua escolha de comédias foram acertadas. O sucesso de "Adaptação" e "O Diabo Veste Prado" coroaram a carreira de um atriz talentosa e versátil.

Atores da mesma geração, Al Pacino e Robert De Niro se tornaram astros no início dos anos setenta e por coincidência no mesmo filme, "O Poderoso Chefão II". Pacino também trabalhou no primeiro filme ao lado de Marlon Brando e James Caan, mas na segunda parte ele foi o dono do show, já que apesar do papel de De Niro ser tão importante quanto, a história era contada em duas épocas em paralelo. De Niro tinha feito no ano anterior "Caminhos Perigosos' com Martin Scorsese, mas foi na saga da família Corleone que teve seu primeiro grande papel.

A dupla consolidou a carreira nos anos setenta e partir daí trabalharam em diversos filmes de sucessos interpretando grandes papéis. De Niro fez "Taxi Driver", "O Franco Atirador", "Touro Indomável", "Os Intocáveis", "Cassino" e "Os Bons Companheiros", grande parte em parceria com Scorsese. Já Pacino trabalhou em "Um Dia de Cão", "Scarface", "Perfume de Mulher" e "O Pagamento Final".

Trabalharam juntos três vezes, sendo que a primeira em "O Poderoso Chefão II" eles não contracenaram. Voltaram a atuar juntos, desta vez como inimigos em "Fogo Contra Fogo" e por último como policiais parceiros em "As Duas Faces da Lei".

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Meryl Streep é diva eterna, minha preferida sem dúvidas. Ator, tenho sérias dúvidas.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Meryl Streep é quase imbatível, já entre atores é mais complicado.

Mesmo entendendo que Pacino e De Niro tenham feito algumas escolhas ruins nos últimos anos, continuo a se fã da dupla.

Bjos

Emerson disse...

Meryl Streep também é a minha atriz favorita. Embora De Niro e Al Pacino estajam no meu top five, meu ator favorito é o Jack Nicholson!!!

Abraço!!!