quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os Especialistas

Os Especialistas (Killer Elite, EUA/ Austrália, 2011) – Nota 8
Direção – Gary McKendry
Elenco – Jason Statham, Clive Owen, Robert De Niro, Dominic Purcell, Aden Young, Yvonne Strahovski, Adewale Akinnuoye Agbaje, Ben Mendelsohn.

O mercenário Danny (Jason Statham) se aposentou da profissão e voltou para Austrália, porém um ano depois é chantageado para um missão. Seu ex-parceiro Hunter (Robert De Niro) foi seqüestrado por um xeique que vive em Mascate, capital de Omã que deseja vingança pela morte de três dos seus filhos. 

A missão de Danny é matar três agentes do serviço secreto inglês fazendo parecer um acidente e gravar a confissão dos sujeitos, para com estas provas em mãos salvar seu amigo Hunter. Danny terá a ajuda de outros dois mercenários (Dominic Purcell e Aden Young), porém sua missão será dificultada por Spike (Clive Owen), um ex-agente que faz serviço sujo para os ingleses e acaba sendo indicado para deter os mercenários. 

Por incrível que pareça, esta trama rocambolesca é baseada numa história real acontecida em 1981 e contada em livro por um ex-soldado inglês. Sendo verdade ou não, a adaptação para o cinema gerou um bom filme, valorizado pelas sequências de ação que incluem perseguições de carros, tiroteios e brigas, ao estilo dos longas de ação dos anos setenta e oitenta, deixando os efeitos especiais de lado (lembrando um pouco a série Bourne). 

Outro ponto interessante é a época em que se passa a história, onde o jogo de espionagem dependia de câmeras fotográficas com filme, telefones comuns, transmissões via rádio e da esperteza de cada agente, sem internet e os gadgets dos dias atuais. 

O roteiro prende a atenção mesmo com diversos personagens, tendo ainda uma trama política ao fundo explicitada quase ao final do longa, que mostra os verdadeiros motivos de toda a situação. 

O público que curte filmes de ação com conteúdo vai adorar este trabalho, principalmente algumas sequências muito bem filmadas, como a perseguição pelos telhados e uma briga entre três personagens, sendo que um deles está amarrado a uma cadeira. 

Finalizando, Jason Statham novamente faz o herói violento de bom coração, que tem um rival a altura no agente bigodudo de Clive Owen, com destaque também para Dominic Purcell (de “Prison Break”) num bom papel e a pequena e importante participação de Robert De Niro.

6 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Achei o filme interessante. Jason Stathan está se repetindo muito, mas eu sempre acabo vendo seus filmes. Abraços.

Ricardo Morgan disse...

Baixei esse filme e não vi ainda! Legal saber que é bom! Um abraço

Unknown disse...

quero ver esse tb, mas acho q vou dar uma esperadinha para ver se confiro no cinema, os atores parecem ter dado liga.

Hugo disse...

Giberto - Jason Statham é herói atual dos filmes de ação.

Ricardo - É um bom filme.

Celo - A história se casa bem com as cenas de ação e tem ainda um bom elenco.

Mega Vídeo - Valeu pela visita.

Abraço a todos

Amanda Aouad disse...

Não tinha dado muita bola para esse filme, mas parece mesmo interessante.

bjs

O Narrador Subjectivo disse...

Yvonne Strahovski?! Agora sim, tenho de ver este filme :D