segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dia 26 - Unha e Carne (Melhor Amizade)

O Carteiro e o Poeta (Il Postino, Itália / França / Bélgica, 1994) – Nota 8
Direção – Michael Radford
Elenco – Philippe Noiret, Massimo Troisi, Maria Grazia Cucinotta, Anna Bonaiuto.

Poderia citar uma enorme lista de filmes onde a amizade é o ponto principal, mas escolhi este por sua simplicidade e ao mesmo tempo beleza e sensíbilidade. O longa é uma adaptação do livro de Antonio Skarmeta, que mescla situações reais com ficção para contar a história de amizade entre o escritor chileno Pablo Neruda (o grande e já falecido ator francês Philip Noiret) e o simplório carteiro Mario (o também falecido italiano Massimo Troisi). 

A história se passa numa pequena vila da Sícilia na Itália, onde o exilado escritor vive com sua esposa (Anna Bonaiuto) numa casa com vista para o mar e diariamente recebe uma grande quantidade de cartas, principalmente mulheres apaixonadas pela sua poesia. Mario é o carteiro que entrega suas correspondências e que aos poucos se aproxima do escritor, criando uma inusitada amizade. O elo se fortalece ainda mais quando Mario pede ajuda a Pablo, pedindo que o ajude a criar poesias com o intuito de conquistar a bela Beatrice (Maria Grazia Cucinotta). 

O longa foi um sucesso mundial que concorreu a cinco prêmios Oscar, inclusive Filme, Diretor e Ator para Massimo Troisi, que morreu logo após as filmagens e não viu se trabalho ser quase aclamado. Por sinal, a interpretação de Troisi, a trilha sonora que venceu o Oscar e a fotografia, são três pontos fundamentais do filme. 

Como curiosidade, alguns anos depois a italiana Maria Grazia Cucinotta teve uma pequena participação na série “Família Soprano”.

5 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, Como vai?
Cara já ouvi falar muito nesse filme mas nunca cheguei a assistir, confesso que é pelo fato do meu "pé atras" com o cinema Europeu... Seu texto me despertou o interesse, Procurarei vê-lo....

Abração

Hugo disse...

Na Boca do Sapo - Valeu pelo convite.

Jefferson - São muitos filmes europeus bons, este é um deles.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Uma ótima lembrança mesmo, Hugo. Só acho que o Neruda podia ser mais fiel ao pobre do carteiro quando foi embora da ilha, hehe. Mas, é emocionante quando ele retorna e recebe o gravador.


bjs

Hugo disse...

Amanda - Este fato não tira o valor deste belo filme.

Bjos

Edson Cacimiro disse...

lindo filme, excelente escolha.