terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nova York Contra o Crime

Nova York Contra o Crime (NYPD Blue, EUA, 1993 a 2005)
Criadores - Steven Bochco & David Milch
Elenco - Dennis Franz, Jimmi Smits, David Caruso, Kim Delaney, James McDaniel, Gordon Clapp, Nicholas Turturro, Bill Brochtrup, Henry Simmons, Sharon Lawrence, Jacqueline Obradors, Mark Paul Gosselaar, Ricky Schroder, Garcelle Beauvois, Esay Morales, Gail O'Grady.

O produtor Steven Bochco por duas vezes mudou o estilo dos seriados policiais americanos. Seu primeiro acerto foi com "Hill Street Blues", uma série que foi ao ar de 1981 a 1987 e se passava numa delegacia de um bairro pobre e violento de Nova York. Bochco utilizou como cenário uma cidade que era bem diferente da atual Nova York cheia de glamour e gente endinheirada. Na época a cidade sofria verdadeiramente com a violência.

Quando "Hill Street Blues" terminou, Nova York estava mudando, principalmente pela geração de riqueza de Wall Street, que teve seu auge e transformou Manhattan em um local para a elite. Após alguns outros seriados que não vingaram, Bochco lançou em 1993 seu maior sucesso, a série "Nova York Contra o Crime", que mostrava o dia a dia e os dramas pessoais de um esquadrão de detetives que investigavam homicídios em uma delegacia no coração de Manhattan.

Diferente de "Hill Street Blues", a série chegou praticamente na mesma época em que o prefeito Rudolph Giuliani lançou seu programa "Tolerância Zero", que endurecia o tratamento da polícia contra os criminosos e isso é notado na forma mais profissional com que os personagens enfrentam o crime, inclusive na vestimenta. Se em "Hill Street Blues" os policiais se vestiam de qualquer maneira, os novos detetives estavam sempre de terno, gravata e barba feita.

 A série fez grande sucesso na primeira temporada, que tinha como protagonistas os detetives John Kelly (David Caruso) e Andy Sipowicz (Dennis Franz). Com tudo encaminhado para uma segunda temporada de ainda mais sucesso, o ator David Caruso resolveu abandonar o barco acreditando que poderia se tornar um astro de cinema, mas acabou caindo do cavalo. Caruso estrelou dois filmes policiais interessantes, "O Beijo da Morte" de Barbet Schroeder e "Jade" de William Friedkin, porém foram dois fracassos. Com a carreira no cinema quase destruída, Caruso voltou para a telinha na fracassada série "Michael Hayes" e conseguiria ter sucesso novamente apenas a partir de 2002 com a franquia "CSI Miami".

Steven Bochco e os demais produtores de "Nova York Contra o Crime" provavelmente não acreditaram que o veterano Dennis Franz pudesse segurar a série como protagonista principal, já que seu personagem apesar de honesto, era uma ex-alcoólatra, violento com os bandidos, preconceituoso e quase racista, que sempre batia de frente com o tenente interpretado pelo ator negro James McDaniel.

Para substituir Caruso, Bochco chamou Jimmi Smits, que trabalhara em outra série de sucesso dele, a trama policial "L.A. Law". Smits ficou na série por quatro temporadas, por sinal as de mais sucesso da série, mas também foi mordido pelo mosquito do cinema, abandonou o trabalho para tentar se tornar astro e assim como Caruso se deu mal. Seu papel mais conhecido é de coadjuvante na segunda trilogia "Star Wars".

Percebendo que o personagem de Dennis Franz já era bem aceito pelo público, Bochco mudou o pensamento e resolveu chamar para parceiro do policial, o jovem Ricky Schroder que era conhecido pelo papel do menino filho de Jon Voight em "O Campeão" de Franco Zefirelli. Schroder ficou na série por três temporadas, mas nunca convenceu como o policial confuso, cheio de problemas emocionais.

Em 2001, o fôlego da série já não era o mesmo. Além da saída de dois protagonistas em anos anteriors, alguns coadjuvante importantes como Nicholas Turturro e James McDaniel saíram junto com Schroder. A partir deste ano os roteiristas começaram exagerar um pouco nos dramas pessoais, como doenças, filhos, problemas de depressão e mortes, perdendo o foco e quase transformando a série policial apenas em drama.

A última fase que vai de 2001 até 2005, coloca como parceiro de Dennis Franz o jovem Mark Paul Gosselaar, que fora um astro adolescente da série "Saved By the Bell". Mesmo sem muito carisma, Gosselaar foi melhor que Schroder e fez até uma boa dupla com Franz.

Dennis Franz e o coadjuvante Gordon Clapp foram os únicos que trabalharam em todas as temporadas e como curiosidade, após o final da série o astro Denniz Franz se aposentou. Ele que fez quase toda sua carreira em séries policiais, teve aqui seus anos de glória onde ganhou vários prêmios. Seu papel mais importante no cinema foi como coadjuvante em "Cidade dos Anjos".

No total foram doze temporadas que apesar de não manter o mesmo nível na fase final, ela deixou sua marca e criou um estilo de investigação utilizado até hoje nas séries policiais.

Nenhum comentário: