terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Morte Passou Por Perto

A Morte Passou Por Perto (Killer’s Kiss, EUA, 1955) – Nota 7
Direção – Stanley Kubrick
Elenco – Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane, Jerry Jarrett.

O decadente boxeador Vincent Rapallo (Frank Silvera) perde sua última luta e decide voltar para sua cidade. Antes disso, ele vê sua vizinha (Irene Kane) sendo atacada por um sujeito (Jamie Smith) e tenta ajudá-la, começando uma relação com a jovem. O problema é que o homem que a atacou é seu patrão, um gângster obcecado pela garota. 

Este longa é um típico filme de baixo orçamento dos anos cinquenta que aproveitava o estilo noir. Na época foram produzidos vários filmes B neste formato, geralmente com curta duração (este tem pouco menos de 70 minutos) com histórias sobre o submundo e personagens marginais. 

O diferencial deste trabalho é a direção de Stanley Kubrick antes da fama. Apesar deste trabalho ser hoje cultuado, seu primeiro filme com algum destaque foi “O Grande Golpe”,  longa produzido no ano seguinte (1956) tendo como trama um assalto ao jóquei clube.

5 comentários:

Unknown disse...

Não é o melhor Kubrick, mas mesmo assim ainda é interessante.

sacolé disse...

Sou grande fã do Kubrick e de Noir, não sei como nunca vi esse filme aí.

Hugo disse...

Celo - É quase uma raridade este trabalho de Kubrick antes da fama.

Jack - É o filme menos conhecido de Kubrick.

Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Kubrick já demonstrava talento desde cedo. Amo esta fase inicial de sua carreira. "Killer´Kiss" é um noir excitante. Deslumbrante. Gosto muito mesmo!

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - É um filme B diferente do restante da obra de Kubrick.

Abraço