quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rio Congelado

Rio Congelado (Frozen River, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Courtney Hunt
Elenco – Melissa Leo, Misty Upham, Charlie McDermott, Michael O’Keefe, Mark Boone Junior.

Na gelada divisa entre Estados Unidos e Canadá, Ray (Melissa Leo) precisa encontrar o marido viciado em jogo que sumiu com o dinheiro reservado para pagar a nova casa pré-montada. Ray encontra o carro do marido em frente a um bingo no território indígena dos Mohawks, porém quem está dirigindo é uma jovem índia (Misty Upham). 

Logo as duas entram em conflito, porém como Ray precisa de dinheiro também para sustentar dois filhos, aceita o convite da jovem para atravessar o rio congelado do título e vender o carro para um receptador no Canadá. Chegando lá, Ray descobre que na verdade o trabalho é transportar imigrantes ilegais em troca de dinheiro, o que ela acaba aceitando, começando uma espécie de parceira com a índia. 

O interessante deste filme lento e gelado como a região onde foi filmado, é o roteiro que mostra a vida de algumas pessoas com total falta de perspectivas, quase desesperadas, que aceitam participar de algo ilegal por acreditarem ser a única saída. 

Outro destaque é a interpretação de Melissa Leo, que concorreu ao Oscar naquele ano. O caso de Melissa Leo é curioso, mas não incomum, aconteceu a mesma situação com Thomas Haden Church em 2004 com “Sideways”. Ele estava quase aposentado após trabalhar na série “Cheers” e acabou indicado ao Oscar por este pequeno filme, renascendo na carreira. 

Já Melissa Leo fez pontas em diversos seriados, até se firmar em “Homicide: Life on the Street” nos anos noventa. Quando a série acabou, Melissa se tornou coadjuvante em filmes sem importância, até conseguir este papel que colocou seu nome em evidência e transformou sua carreira.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Achei interessante a propaganda na época, mas acabei não assistindo. Quem sabe agora.

bjs

Equipe Cinema Detalhado disse...

Silvano andou comentando sobre este no blog, mas confesso que nunca assista..desde a crítica dele que acho que pode ser interessante...acho que chegou a prova de que é mesmo

Fernando Fonseca disse...

Rio Congelado é uma joia do cinema independente. Lento, mas forte. Gelado, mas avassalador. A atuação de Melissa Leo é algo que incomoda, que fica martelando na cabeça. Afinal, é uma situação-limite.

O roteiro coeso, se arrasta para levar o espectador a esse local desolado. A trilha segue o ritmo e encanta a cada cena.

Vale a pena assistir.

Luís disse...

Concordo totalmente com o Fernando: é uma joia do cinema, lento, mas forte.
Provavelmente uma das obras mais fortes de 2008, toda a sua pugência reside na trama das personagens e, ainda, nas atuações pungentes das protagonistas.

Melissa Leo com certeza merecia o Oscar aquele ano!

Hugo disse...

Amanda - É um filme independente de muita qualidade.

Cinema Detalhado - A trama é interessante, a locação é diferente e a atuação de Melissa Leo perfeita.

Fernando - Mostra que pode se fazer cinema de qualidade com pouco dinheiro.

Luís - O papel é a grande virada na carreira de Melissa Leo.

Abraço