sábado, 30 de junho de 2012

A Arte Marcial no Cinema

A Arte Marcial no Cinema (The Art of Action: Martial Arts in Motion Picture, EUA, 2002) – Nota 8
Direção – Keith R. Clarke
Documentário – Narração de Samuel L. Jackson – David Carradine, Jackie Chan, Sammo Hung, Yuen Biao, Corey Yuen, Raymond Chow, Steven Seagal, Stanley Tong, Ronny Yu, John Woo, Cynthia Rothrock, McG, Ang Lee.

Este documentário narrado por Samuel L. Jackson conta a história das artes marciais no cinema, no início comentando um pouco sobre as produções dos anos sessenta quando o gênero estava restrito as produções asiáticas e principalmente a popularização após o sucesso dos filmes Bruce Lee. 

O sucesso “Operação Dragão” em 1973, abriu o mercado ocidental para os filmes asiáticos de artes marciais, popularmente chamados de filmes de “Kung Fu”. A morte de Bruce Lee logo em seguida fez com que diversos produtores procurassem um substituto. Entre os produtores estava Raymond Chow, proprietário da “Golden Harvest” que produziu os filmes de Lee e posteriormente dezenas de longas do gênero. Nesta busca por um sucessor de Lee, apareceram atores que hoje são astros com Jackie Chan e Jet Li. 

No final dos anos setenta o gênero estava um pouco saturado, o que fez com que atores como Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao resolvessem mudar o estilo misturando as lutas com comédia, criando um espécie de briga pastelão, onde os personagens utilizavam objetos como vassouras, cadeiras e tudo que estivesse a mão como complemento as coreografias, que ficaram cada vez mais engraçadas e perigosas. Este tipo de filme transformou Jackie Chan em astro mundial, principalmente pelas cenas cada vez mais absurdas que ele criava, o que lhe causou diversas fraturas. Enquanto isso, Jet Li preferiu ficar na Ásia interpretando o herói de ação sério, chegando a Hollywood apenas no final dos anos noventa quando fez o vilão em “Máquina Mortífera 4”.

É interessante também saber um pouco mais sobre Wong Fei Hung, um mestre do Kung Fu que nasceu no século XIX, faleceu em 1924 e se tornou figura lendária da arte marcial, tendo sido interpretado dezenas de vezes nas produções de Hong Kong, inclusive por astros como Jackie Chan, Gordon Liu e Jet Li. 

Estas histórias são algumas das contadas pelos próprios envolvidos através de entrevistas que mostram curiosidades destas produções. Além dos citados, o documentário traz ainda entrevistas com o falecido David Carradine que fala da clássica série “Kung Fu” que ele protagonizou nos anos setenta, dos diretores Corey Yuen, Ronny Yu, John Woo e Ang Lee comentando sobre as produções que comandaram em Hong Kong e também com o astro canastrão Steven Seagal. 

É um ótimo documentário recomendado principalmente aos fãs do gênero.    

Nenhum comentário: