sábado, 9 de junho de 2012

Cela 211

Cela 211 (Celda 211, Espanha / França, 2009) – Nota 8
Direção – Daniel Monzon
Elenco – Luis Tosar, Alberto Ammann, Antonio Resines, Manuel Moron, Carlos Bardem, Marta Etura, Fernando Soto.

Um dia antes de começar um novo trabalho como guarda de um presídio, Juan Oliver (Alberto Ammann) resolve conhecer o local. Durante a visita, ocorre um acidente que deixa Juan desmaiado e para piorar a situação, no exato momento inicia-se uma rebelião liderada pelo violento Malamadre (Luis Tosar). 

Juan é deixado em uma cela (a cela 211 do título) por dois funcionários que não podem carregá-lo e quando acorda precisa se passar por detento para não ser tomado como refém ou assassinado. Inteligente, logo Juan ganha a confiança de Malamadre e passa a fazer um jogo duplo, precisando ser aceito como bandido e ao mesmo tempo tentando ajudar a acabar com a rebelião. 

Este ótimo e violento drama carcerário, mostra que a lei dentro da cadeia é igual no mundo inteiro, temos o líder e seu grupo de apoio que dominam a massa de presos, mas não que impedem intrigas e traições entre si. 

Mesmo seguindo a cartilha dos filmes do gênero, o longa se destaca pelo ótimo roteiro, que além das tensas relações entre detentos, funcionários e autoridades, cria ainda uma trama com uma pitada de política, inserindo entre os detentos alguns terroristas do ETA, o Exército de Libertação do País Basco. 

Outro ponto positivo é o elenco, que tem uma furiosa interpretação de Luis Tosar (“Segunda-Feira ao Sol”) e outra competente do argentino Alberto Ammann como o jovem Juan. 

Com uma tensão crescente, o filme prende a atenção do espectador até um final realista, longe do estilo hollywoodiano. 

4 comentários:

Alan Raspante disse...

Já tinha lido algo a respeito do filme, mas ainda sim era um filme que não despertava a minha atenção. Interessante a sinopse e bacana ver que vale a pena! Vou conferir!

Amanda Aouad disse...

Parece interessante mesmo. Vou conferir.

bjs

Hugo disse...

Alan e Amanda - É um ótimo filme sobre prisão.

Abraço

Anônimo disse...

Filme mto bom!!