terça-feira, 12 de junho de 2012

O Caso Alzheimer

O Caso Alzheimer (De Zaak Alzheimer, Bélgica / Holanda, 2003) – Nota 8
Direção – Erik Van Looy
Elenco – Koen De Bouw, Werner De Smedt, Jan Decleir, Gene Bervoets, Laurien Van den Broeck.

Em 1995 na cidade de Antuérpia na Bélgica, a dupla de policiais Eric Vincke (Koen De Bouw) e Freddy Verstuyft (Werner De Smedt) resgata a menina Bieke Cuypers (Laurien Van den Broeck) e mata seu pai que a explorava como protistuta infantil. 

Cinco anos depois em Marselha, um veterano assassino de aluguel (Jan Decleir) é contratado para eliminar um empresário e a garota Bieke, porém quando ele descobre que a segunda vítima é uma criança, se recusa a cumprir o acordo e passa a ameaçar seu contratante, que por outro também tentará matá-lo. 

Para complicar ainda mais a situação, o veterano matador sofre de Alzheimer e para não esquecer suas missões, faz anotações diárias nos braços. Novamente a dupla de policiais Vincke e Freddy são designados para investigar os assassinatos. 

Este ótimo drama policial falado em holandês, tem como ponto principal o engenhoso roteiro que toca em uma tema polêmico como pedofília e cria várias reviravoltas na trama através de pequenos segredos que são revelados aos poucos. 

O filme lembra um pouco “Amnésia” em virtude do assassino escrever no corpo, mas felizmente a trama tem vida própria e prende a atenção do espectador até o final.

3 comentários:

Gilberto Carlos disse...

O título é estranho, dando a impressão de ser um documentário sobre a doença de Alzheimer e não um filme de suspense e ação. Só lendo o seu comentário é que descobri que o investigador tem a doença. Parece ser um bom filme.

J. BRUNO disse...

O aparente desconvencionalismo do roteiro me chamou a atenção, fiquei curioso, gosto muitos dessas incursões para além do cinema hollywoodiano, principalmente quando estas nos causam impressões tão boas... dica anotada!

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Gilberto e J. Bruno - É um bom filme com uma trama bem amarrada.

Abraço