quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Al Capone & Capone, o Gângster


Al Capone (Al Capone, EUA, 1959) – Nota 7,5
Direção – Richard Wilson
Elenco – Rod Steiger, Fay Spain, James Gregory, Martin Balsam, Nehemiah Persoff, Murvyn Vye.

Este longa de baixo orçamento conta a trajetória de vida de Al Capone (Rod Steiger), começando por sua chegada em Chicago no início da Lei da Seca, quando se torna guarda-costas do mafioso Johnny Torrio (Nehemiah Persoff). Ao poucos, Capone aumenta seu poder dentro da organização até se tornar o líder, além de se envolver com a bela Maureen (Fay Sprain). Seu jeito violento o faz entrar em conflito com Bugs Moran (Murvyn Vye) dando início a uma guerra entre famílias mafiosas, o que o transforma no inimigo público nº 1 da cidade. 

A força principal do filme está na interpretação visceral de Rod Steiger, que cria um Al Capone marcante e violento. O roteiro segue basicamente estilo “ascensão e queda” do personagem. Vale destacar ainda o sempre competente Martin Balsam como um jornalista. 

Capone, o Gângster (Capone, EUA, 1975) – Nota 7
Direção – Steve Carver
Elenco – Ben Gazzara, Harry Guardino,Susan Blakely, Sylvester Stallone, John Cassavetes, Frank Campanella, Carmen Argenziano, Royal Dano, Dick Miller.

Este longa produzido por Roger Corman, conta a história de Al Capone (Ben Gazzara) desde criança, quando fez de tudo para entrar no bando de Johnny Torrio (Harry Guardino), passando por sua ascensão dentro da máfia mafiosa através de variados crimes e assassinatos até mesmo de parceiros, seguindo até sua decadência. 

O filme é simples e segue a linha dos trabalhos do produtor Corman, baixo orçamento e violência para atrair o público. A curiosidade é o elenco, que tem ainda o também diretor John Cassavetes e principalmente Sylvester Stallone antes da fama no papel do assassino Frank Nitti. Antes explodir com “Rocky, um Lutador” em 1976, Stallone trabalhou com Corman em outros filmes como “Ano 2000 – Corrida da Morte” e “Cannonbal – A Corrida do Século”. 

Nenhum comentário: